Jardim Botânico será reaberto no dia 5 de junho

No próximo dia 5 de junho o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será reaberto ao público. Conforme publicação da instituição, a data é especial por se tratar do Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Jardim Botânico está situado em um dos raros fragmentos de Mata Atlântica em área urbana. Inaugurado no dia 12 de abril e, posteriormente, fechado no dia 26 do mesmo mês, para a captura de uma onça-pintada macho que foi encontrada no local, o espaço volta a funcionar no horário usual: de terça a sexta e domingo, das 8h às 17h, com última entrada de visitantes até 16h30. O acesso é gratuito.

O felino foi capturado no dia 12 de maio e transferido para uma área florestal, em Minas Gerais, mais ampla, segura e com fêmeas. Conforme a UFJF, o nome do local está mantido em sigilo a pedido da área florestal que recebeu o animal para tentar evitar a atração de caçadores para a região e de outros agentes que possam representar riscos ao animal.

Após a captura, equipes do Jardim Botânico realizaram a limpeza dos espaços, retiradas de galhos quebrados, transporte de armadilhas usadas na busca do animal e ajustes de infraestrutura para que fosse feita a reabertura do espaço. De acordo com o diretor Gustavo Soldati, a equipe atuante no Jardim está trabalhando abordagens de educação ambiental sobre a onça-pintada nas visitas, mediadas por estudantes da UFJF que atuam como monitores.

 

REAGENDAMENTO

Segundo a UFJF, os colégios que tiveram as visitas canceladas durante período de fechamento do Jardim Botânico estão sendo contatados para reagendarem uma nova data para visita. Portanto, não há vagas, neste momento, para mais escolas. De acordo com o reposicionamento das datas, novas oportunidades poderão ser abertas no segundo semestre.

Ainda segundo a instituição, nas próximas semanas vão ser divulgadas normas e calendário para agendar aulas, projetos de extensão e de pesquisa, como também para a realização de ensaios fotográficos e de vídeo.

Com cerca de 82 hectares de extensão, o Jardim Botânico da UFJF está localizado na área da Mata do Krambeck, importante fragmento florestal de Juiz de Fora, na Rua Coronel Almeida Novais, s/n, no Bairro Santa Terezinha. Conforme a universidade, já foram identificadas mais de 500 espécies vegetais, incluindo populações raras ou em extinção. As pessoas que forem visitar o local terão acesso a cerca de 10 hectares da área, incluindo lagos, trilhas, bromeliário, orquidário, galerias de arte e uma casa sustentável, que permite a experiência de uma moradia ecológica. Não há estacionamento no Jardim, e todo o trajeto interno é realizado a pé.

O local tem capacidade de receber cem visitantes por vez. Não há limite diário de entrada. O Jardim também recebe de segunda a sexta, duas turmas escolares com até 50 alunos e professores.

 

HISTÓRICO

A decisão de fechar temporariamente o Jardim Botânico foi anunciada no dia 26 de abril, um dia após a onça-pintada ser avistada no local, na noite do dia 25 de abril. Na data em questão, foi feito o primeiro registro em vídeo do animal, que foi avistado ao redor da sede administrativa do Jardim Botânico, pelo vigilante por volta de 21h15.

No sábado, 27 de abril, pegadas e fezes do animal foram encontradas no Jardim e no estacionamento da Igreja Batista Resplandecente Estrela da Manhã. Com isso, mais cinco câmeras foram instaladas e registram a passagem do animal na área. Vídeos e fotos da onça também foram feitos em área urbana, em frente a hotel, ruas e próximo a uma praça no Bairro Industrial. Conforme a UFJF, as imagens foram determinantes para a decisão de captura e translocação do animal.

Já no dia 3 de maio, começaram a ser instaladas armadilhas de laço, camufladas no solo, e, posteriormente, quatro armações de caixa com iscas dentro também foram montadas. Após dez dias, a onça foi capturada pela equipe.

Conforme foi informado anteriormente pela UFJF, a onça-pintada foi avistada em pelo menos seis localidades em Juiz de Fora. Toda movimentação do felino foi acompanhada não só por especialistas e pela equipe do Jardim Botânico, mas também pela população juiz-forana. Além disso, durante o período surgiram debates e memes sobre o animal nas redes sociais.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar