28 Congresso
Juiz de Fora e Região

Mais de 100 pessoas foram presas pela polícia com ajuda do “Olho Vivo”

Por: Diário Regional 10/09/2017 6:37

Um levantamento divulgado pela Polícia Militar (PM) no final de agosto mostra grande efetividade nos trabalhos de prevenção e combate à criminalidade, com auxílio do sistema de monitoramento “Olho Vivo”. Entre os meses de fevereiro a julho deste ano, 107 prisões em flagrante foram realizadas com ajuda do equipamento. Outro dado que chama atenção é o número de ocorrências registradas que, segundo a corporação, vem aumentando. Ao todo, as 54 câmeras espalhadas nas regiões do Centro, da Cidade Alta e das zonas Norte e Sul registraram 525 situações que, na sua maioria, estão relacionadas ao uso e tráfico de entorpecentes, totalizando 57 flagrantes.

Quando lançou o sistema, a polícia tinha a expectativa de reduzir em até 30% o número de crimes nas áreas monitoradas, índice que está sendo alcançado, conforme relata o chefe do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), major Júlio César Assunção. “Temos percebido um grande avanço com relação à redução de 30 %. Os índices diminuíram consideravelmente em função do trabalho de ampliação e auxílio prestado pelo ‘Olho Vivo’ ao policiamento militar”, ressalta o major, acrescentando que o monitoramento tem ajudado a Polícia Civil (PC) e o Ministério Público (MP) durante investigações criminais.

Ainda de acordo com Assunção, a instalação das câmeras em pontos estratégicos, comerciais e de grande circulação de pessoas, aliado ao trabalho de autuação pontual dos militares, promove maior sensação de segurança na população. “Observamos que as pessoas se sentem mais seguras. É um trabalho preventivo, que não substitui a pontualidade dos policiais no enquadramento dos delitos, mas complementa a ação da polícia. A efetividade das câmeras é bem nítida e causa maior sensação de segurança na população”, afirma.

COMO FUNCIONA

O sistema funciona através do monitoramento em tempo real, com imagens registradas em alta definição e capacidade de rotação de 360° para controle da área vigiada. São 54 câmeras espalhadas em pontos estratégicos dos bairros São Mateus, Bom Pastor, Alto dos Passos e Santa Luzia, na zona Sul; Manoel Honório, na zona Leste; São Pedro, na Cidade Alta, e Santa Cruz e Benfica, na zona Norte

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: