Mais de 450 celulares foram roubados neste ano em Juiz de Fora

Desde o início do ano, a Polícia Militar (PM) já registrou 458 roubos de celulares na cidade. O levantamento aponta que, em média, três telefones são roubados por dia. Com a tecnologia avançada, os aparelhos chamam atenção para além da tecnologia já conhecida, quando podem ser utilizados, também, para obter informações pessoais, acesso a transação bancária e outros tipos de serviços que atraem os criminosos.

A gerente de relacionamento Viviane Saraiva comentou que passou a ter mais cuidados e não carrega o aparelho para qualquer lugar, principalmente, após ter sido furtada em um evento no Parque de Exposições, no dia 25 de março deste ano. “Fui para o show com um aparelho novo que tinha acabado de comprar. Estava em um camarote, por volta de 3h, começou um tumulto. Após o término da confusão, percebi que minha bolsa estava mais leve. Foi aí que tive a noção que meu celular havia sido furtado. Registrei a ocorrência, no entanto, não consegui recuperá-lo. O curioso é que no dia do registro, fiquei sabendo que mais de dez mulheres, que também estavam na festa, registraram caso parecido”, contou.

O assessor de comunicação da 4ª Região da Polícia Militar, major Marcellus Machado, reforça que o fato de os celulares estarem mais bonitos e caros, também se torna um atrativo para os assaltantes que, muitas vezes, vendem os produtos. “Percebemos que os celulares de hoje, são aparelhos que merecem uma atenção. Antigamente, eram aparelhos mais simples, porém, eles estão ficando mais caros, criando um atrativo para as atividades ilícitas”, comentou.

O major acrescentou, também, que graças ao bom trabalho da PM, houve uma queda nos números, no comparativo com o ano anterior. A polícia tem realizado algumas campanhas educativas e reforçado o policiamento em localidades com grande índice desse tipo de delito, lançando mais viaturas nessas regiões.

PROCEDIMENTOS AO SER ROUBADO

Embora exista esse apoio e prevenção por parte da PM, o assessor alertou para uma sequencia de fatores que podem contribuir para a segurança do usuário. “Ao comprar o aparelho, as pessoas devem observar o número do IMEI, que é um item essencial no caso de furto ou roubo. O ideal é que o aparelho esteja no bolso da frente e ao fazer uso, que as pessoas prestem atenção ao seu redor, e utilizem o telefone com descrição e segurança. É muito importante ficar atento”, aconselhou.

O assessor orientou, ainda, quanto aos procedimentos a serem realizados após tal ocorrência. “Em hipótese alguma a pessoa que teve o celular roubado deve tentar negociar com o criminoso. Quando acontece o ato, de imediato ela deve comunicar à polícia. É muito importante que as pessoas registrem a ocorrência, para que possamos nos preparar e ter condições de identificar e abordar um possível suspeito”, finalizou.

O QUE É O IMEI E COMO ELE AUXILIA EM CASOS DE FURTOS E ROUBOS?

• IMEI é a sigla utilizada para a expressão dentificação Internacional de Equipamento Móvel. Todo aparelho habilitado possui este registro em um banco de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamentos). Assim, as operadoras podem conferir se as características físicas do aparelho apresentado por um cliente batem com a descrição no EIR e verificar sua legitimidade.

• Ele é utilizado para a personalização de serviços junto à operadora e para o desbloqueio e bloqueio de chips.

• Para descobrir o IMEI do seu aparelho, digite *#06# no telefone, como se você fosse efetuar uma ligação. Assim que digitar a sequencia, o código, com 15 números, será exibido imediatamente na tela. Caso você não tenha mais acesso ao celular, procure o IMEI na embalagem do produto, que estará próximo a um código de barras.

• Se você não tem mais o aparelho e nem a caixa, acesse o Google Dashboard e expanda o menu, no caso de aparelhos Android. Uma lista de todos os aparelhos atrelados ao seu Google Play serão exibidos, acompanhados dos respectivos códigos IMEI. Entre em contato com a operadora para bloqueá-lo.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: