Nutróloga dá dicas de como diminuir o nível do colesterol e traz informações sobre os tipos e as funções dele no organismo

Nesta terça-feira, 8, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18,4 milhões de brasileiros, acima de 18 anos, estão com as taxas de colesterol elevadas. Para agravar ainda mais a situação, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 67% da população não sabe sua atual taxa de colesterol. Neste sentido, adotar hábitos alimentares mais saudáveis pode ser o pontapé inicial para reduzir a incidência do problema.

Temos em nosso organismo dois tipos de colesterol, o chamado colesterol bom (HDL) e o ruim (LDL). Segundo a nutróloga Alice Amaral, o LDL tem 11 frações e apenas duas são oxidadas, o que seria prejudicial para a saúde.

A nutróloga ainda informou que o colesterol é uma substância que é essencial para a vida e não é esse grande vilão. “Ele é importante no nosso corpo, é um indicativo de algum problema no organismo”, afirma. “O colesterol é precursor da vitamina D e de vários hormônios. O leite materno é muito rico em colesterol e 25% dele está no cérebro, protegendo contra demência, Alzheimer, Parkinson, entre outras doenças”, complementa. Por esses motivos, segundo Alice, quando a pessoa está com o nível de colesterol alto, o problema não é o colesterol em si, mas o que tem levado o mesmo a aumentar.

Para controlar o nível do colesterol, é preciso ter uma alimentação saudável, rica em Omega 3 e fibras, encontradas em frutas, legumes e verduras. Além disso, a ingestão de alimentos industrializados e ricos em carboidratos deve ser evitada. “O colesterol não é uma gordura e sim um álcool policíclico, que é constituído predominantemente de carboidrato. O que aumenta o colesterol não é a gordura e sim carboidrato, principalmente o açúcar”, explica Alice. Ela ainda ressalta que a atividade física é importante para aumentar o nível do HDL.

 

NA CIDADE

Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Filgueiras fará uma ação especial, a partir das 8h desta terça-feira. No local, a educadora física e graduanda em Nutrição da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), parceira do evento, Ana Elisa Machado, vai explicar a diferença entre o bom e o mau colesterol, desmistificar determinados conceitos sobre alimentos, dar dicas de produtos acessíveis que contribuem para o bom colesterol e provar que o sedentarismo tem saída. No final do evento, haverá uma atividade de alongamento com os presentes. A UBS fica na Rua Orlando Riani, 2.200.

 

10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1. Faça três refeições e um lanche por dia. Não pule nenhuma refeição e evite beliscar entre as mesmas.
2. Inclua, diariamente, seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos (como as batatas) e raízes (como a mandioca) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3. Coma, diariamente, pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana.
5. Consuma, diariamente, uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Lembre-se de retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação. Isso torna esses alimentos mais saudáveis.
6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
7. Evite refrigerantes e sucos industrializados; bolos; biscoitos doces e recheados; sobremesas e outras guloseimas.
8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
9. Beba cerca de dois litros de água por dia e dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10. Faça atividades físicas todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: