“Operação Estiagem 2019”: ação tem início com blitz educativa em frente ao Parque da Lajinha

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Departamento de Fiscalização Ambiental e Urbana (DFAU), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) deram início a “Operação Estiagem 2019”. A ação tem o objetivo de promover a conscientização da população sobre os prejuízos causados pela realização de queimadas.

Iniciando as atividades nesta terça-feira, 18, foi realizada uma blitz educativa em frente ao Parque Natural Municipal da Lajinha. Quem passou pelo local recebeu orientações a respeito da importância da não realização de queimadas e levou material informativo sobre cuidados com o meio ambiente, além de mudas de ipês-amarelos e aroeiras.A atividade contou com a participação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Guarda Municipal Ambiental, do Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb), da Vigilância Epidemiológica e da Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (AmaJF).

A “Operação Estiagem 2019” foi lançada pela Semaur na semana passada em conjunto com o CBMMG. Conforme a pasta, com a aproximação do período de estiagem, é necessária uma atuação direcionada ao combate de queimadas, tanto em grandes áreas, quanto em lotes da área urbana. Além da preservação da fauna e da flora, a operação visa manter a boa qualidade do ar.

Conforme as informações, “Operação Estiagem 2019” será no entorno das áreas verdes do município: Parque da Lajinha (primeira a ser monitorada), Ibama, Morro do Cristo e Poço Dantas. Além desses espaços, a ação inclui lotes e áreas existentes na abrangência das fiscalizações regionais da Semaur. As ações direcionadas aos lotes vagos serão realizadas com ênfase em 71 bairros identificados pelo CBMMG como os de maior risco e incidência de incêndio, dentre eles, Monte Castelo, Centenário, Marilândia, Ipiranga, Grajaú, Costa Carvalho, Mundo Novo.

A previsão é de que a “Operação Estiagem 2019” seja realizada até setembro, coincidindo com o início do período em que há maior incidência de chuvas.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar