Peças do acervo do Museu são destaque em exposição no MAR

Após período em exposição no Museu de Arte do Rio (MAR), objetos do acervo que estavam emprestados à instituição carioca retornaram ao Museu Mariano Procópio. A exposição “Leopoldina, princesa da Independência, das artes e das ciências” ficou no MAR entre julho de 2016 e março deste ano.

Em celebração aos 200 anos da chegada da Princesa Leopoldina ao Brasil, para o casamento com D. Pedro, o MAR apresentou a trajetória da Princesa, sua importância para a vida política brasileira e seu papel fundamental no fomento às artes e à ciência, através de peças que pertenciam à Família Real. Entre o material reintegrado, destacam-se um leque comemorativo da aclamação de D. Pedro I como Imperador do Brasil; um painel/estandarte de tecido comemorativo do grito de Independência ou Morte e um serviço de chá.

Segundo Antônio Carlos Duarte, diretor-superintendente da Fundação Museu Mariano Procópio, os objetos constituíram boa parte da exposição e atestam a relevância do acervo da instituição. Ele ressaltou, ainda, o critério de empréstimo de peças do acervo adotado pelo Museu, sempre após autorização do Conselho de Amigos do Museu e pelo diretor.

 

Fonte: Assessoria Prefeitura de Juiz de Fora.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: