PJF e UFJF orientam população sobre procedimento em caso suspeito de coronavírus

Já estão em funcionamento os serviços “Disque-coronavírus” e “Busco Saúde”. O atendimento, realizado pelo telefone (32) 3512-0768 ou pelo link https://buscosaude.automaway.com.br, é gratuito e esclarece dúvidas sobre a covid-19 e como proceder em c aso de s uspeita da doença. Criados a partir de parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal (UFJF), empresa privada e startups, estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

A UFJF participou de toda a integração dos sistemas, até a capacitação e treinamento dos profissionais de saúde, para utilização da plataforma. O serviço contribui para reduzir o atendimento hospitalar sem necessidade.

Pela plataforma, o cidadão é recepcionado por atendente virtual. É possível fazer autodiagnóstico, para verificar se o caso se encaixa como suspeito da doença. Caso indique a possibilidade de estar acometido, o usuário é redirecionado para um dos 15 profissionais de saúde participantes da iniciativa.

Quando um usuário sintomático entra em contato com a plataforma, é orientado de acordo com a gravidade do seu quadro. Se os sintomas forem leves, com características, por exemplo, de resfriado, é aconselhado a permanecer em casa, em isolamento e observação. No caso desses sintomas persistirem, ou piorarem, o paciente deve procurar unidade de saúde ou ligar novamente para o serviço, para nova orientação.

Nos casos moderados a graves, o paciente é orientado a buscar o atendimento hospitalar. Ao ligar, o usuário deve informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) de onde mora e o Número de Identificação Social (NIS) ou do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Eles serão solicitados antes da transferência ao profissional de saúde.

 

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Pesquisar