PM alerta para casos de golpes e roubos por falso funcionários da CEMIG

O Major e assessor de comunicação da Polícia Militar, Machado de Castro Marcellus, conversou com o Diário Regional sobre as fraudes e de casos em criminosos se passam por instituições para obter benefícios ou fazer assaltos.

Marcellus destaca como os autores são ardilosos. “Aqueles que querem cometer algum tipo de crime ou delito ficam diuturnamente pensando no que pode ser feito para proceder tal situação. Então, ocorre das pessoas ficarem maquinando um jeito de ludibriar as pessoas e para cometer os crimes. Então nós sabemos que roupas, cartões e crachás podem ser facilmente clonados. Por isso, orientamos ao cidadão a ter cautela que pode ser útil para a sua própria segurança”, destacou o Major.

Dicas da Polícia Militar

O assessor de comunicação da polícia ainda forneceu orientações para que as pessoas evitem cair nesse tipo de armadilha. O Major alerta, “Primeiro, ao receber alguma visita, seja da CEMIG, empresas de telefonia, vigilância sanitária, temos que ficar atentos a determinados campanhas. Por exemplo, se tiver uma de conscientização sobre o mosquito da dengue, então, ao receber a pessoa, não abra a porta diretamente, primeiramente ligue para a CEMIG, ou a empresa que a pessoa está uniformizada para ver se procede ao número de protocolo, matrícula, ou cadastro do funcionário”.

Para Marcellus outro ponto que o consumidor deve ficar atento é ao que é contratado ou solicitado às empresas. O Major explica que, “se você tem um serviço de TV a cabo, por exemplo, de determinada operadora, e ao ligarem e informarem uma troca de pacote, se você não fez esse pedido, então não há justificativa para uma pessoa ir à sua casa e dizer que está fazendo uma troca de pacote”.

O policial ainda chama atenção para outro tipo de estratégia usada pelos criminosos. E alerta para que ao receber visita de alguém se diz funcionário de alguma empresa, se procurarem por uma pessoa que não existe na residência, e caso haja insistência por parte dos suposto funcionários, a vítima dele ligar para polícia. “O nosso leitor pode ter essa percepção desses fatos e ligar para o 190”, destaca o policial.

Major Marcellus ainda chama atenção para no momento do descarte de lixo. Segundo o PM, deve-se sempre rasgar as contas, cartas, quebrar cartões e todo o tipo de documentos que podem fornecer informações aos criminosos. “Com base nos dados eles ligam e pedem informações de CPF, conta e outras informações e falam que a pessoa vai fazer parte de uma promoção, ou ter estorno de uma conta da fatura. Nesse caso, é claro que a pessoa vai querer que seja estornado a conta maior, então você acaba passando todos os dados”, com essas informações, os criminosos podem aplicar golpes, muitas vezes indo à casa da pessoa que telefonaram, praticando furto ou roubos ou até mesmo o crime de estelionato, explica. “Nunca confie em pessoas estranhas”, reforçou o assessor da PM.

Ações Preventivas da Polícia

Major Marcellus explica que não só a autoproteção e dicas são usadas, mas também há o policiamento para prevenção. Segundo o PM, a polícia observa atitudes consideradas suspeitas. “Se você, por exemplo, você vê um medidor da CEMIG. Então, qual que é a forma do medidor agir? ele vai de porta em porta fazendo a medição e vai saindo. Quando se tem uma pessoa que fica constantemente em determinada rua e os policiais passam e percebem presença deles de forma decorrente, então, fazemos uma abordagem de forma preventiva para verificar”.

Falsos funcionários da CEMIG já praticaram roubos

Três homens com armas de fogo roubaram uma casa, no bairro Vale do Ipê, zona Noroeste, nessa terça-feira, 30. Os autores estavam com uniformes da CEMIG próximos ao padrão de energia da residência, e ao verem os moradores chegando, desceram do carro, abordaram as vítimas e entram na casa.

Foram furtados os cofres da residência, contendo jóias e dinheiro. Os autores fugiram sentido bairro São Pedro e não foram encontrados pela PM.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: