Polícia Civil prende dupla que aplicava golpe de estelionato em idosos na cidade

A Polícia Civil prendeu dois homens, de 25 e 27 anos, suspeitos de cometerem crime de estelionato na cidade. Na segunda-feira, 29, uma idosa de 62 anos registrou uma ocorrência policial informando que teria sido vítima de um golpe.

“Uma atendente ligou dizendo que era do banco e informava à vítima que o cartão dela havia sido usado em Cabo Frio. Para o cancelamento do cartão, ela solicitou que a vítima entregasse o cartão cortado, com chip em perfeito estado, a um motoboy, além de uma carta de contestação, redigida de próprio punho”, explicou o delegado titular da 7ª Delegacia de Polícia Civil, Eduardo de Azevedo Moura. A idosa desconfiou da ligação e entrou em contato com o banco, que constatou o golpe devido a saques e compras terem sido efetuados na cidade com o cartão da vítima.

“O motoboy entregava o material ao autor de 25 anos, que realizava compras na cidade e saque de dinheiro, a partir de uma máquina de cartão de crédito”, disse o delegado. “A partir do boletim de ocorrência e das imagens de sistema de monitoramento, o localizamos hospedado em um hotel”, completou. O homem estaria agindo na cidade desde o dia 25 de maio e já tinha feito quatro vítimas.

“Quando o encontramos no hotel, percebemos que o quinto golpe estava sendo aplicado, pois havia uma carta no quarto, o que caracterizou um flagrante”, falou Moura. A quinta vítima é uma idosa de 76 anos, que recebeu o mesmo telefonema nessa terça-feira, 30. Após cair no golpe, a vítima verificou que foi feito um saque de R$3.500 de sua conta.

Dando continuidade as investigações, os policiais foram informados que o fornecedor das máquinas de cartão de crédito estaria vindo de São Paulo a cidade para realizar a troca dos equipamentos, pois a máquina que era utilizada pelo autor em Juiz Fora apresentava problemas. “Rastreamos o ônibus, o abordamos e identificamos o segundo infrator”, falou Moura, que afirmou que o homem de 27 anos, que comandava as ações, tem passagem por tráfico de drogas em São Paulo.

“Nesse primeiro levantamento, descobrimos cinco vítimas e uma delas não reside na nossa região de atuação [região Central]. Por isso, pedimos para dar continuidade às investigações para descobrir os demais envolvidos e se há outras vítimas em outros bairros”, esclareceu o delegado. Segundo Moura, todas as vítimas eram idosas e moravam nos bairros São Mateus, Granbery, Centro e Borboleta.

Até agora, as investigações não apontaram o envolvimento do motoboy, pois vários motociclistas foram contratados. “O que indica é que há uma central de informação em São Paulo, pois todas as ligações foram feitas por telefone com prefixo paulista. As vítimas nos relataram que o sotaque e maneira de falar indicavam mesmo uma ligação feita pelo banco, por isso, foram induzidas. Como eles conseguiram os dados das vítimas, ainda não sabemos”.

O jovem de 25 anos foi preso na noite dessa terça-feira, 30, e o segundo autor, na madrugada dessa quarta-feira, 31. Além dos dois homens, a Polícia Civil apreendeu aproximadamente R$2.500, tênis, celulares e roupas, que teriam sido adquiridos com o dinheiro dos golpes. “Para sabermos o valor total vai demorar cerca de dez dias, pois não identificamos todas as lojas em que ele comprou e também precisamos de algum extrato que comprove as compras realizadas”, falou Moura.

CUIDADOS

O delgado alerta sobre os cuidados em relação a esses tipos de ligações telefônicas. Ele aconselhou que as pessoas desconfiassem dessas atitudes, averiguando a informação na própria agência bancária. Além disso, reforçou que dados e informações pessoais não devem ser repassados em hipótese alguma.

Para os que caíram no golpe, o delegado explicou que é necessário que a vítima procure a Polícia, para que todas as medidas cabíveis possam ser tomadas. “Algumas vítimas não registraram a ocorrência, pois acreditavam que o banco iria tomar providência”, finalizou.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: