Pedro Cine Fotos
Juiz de Fora e Região

Poste com defeito preocupa moradores do bairro Vila Ozanan

Por: Diário Regional 02/04/2018 23:37

Moradores do bairro Vila Ozanan, na zona Sudeste vem enfrentando constantes problemas devido a um poste de iluminação defeituoso na Rua Valentim Dilly.

De acordo com uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar, há aproximadamente dois meses, um dos postes da via, na altura do número 176, vem apresentando um defeito que tem deixado um trecho do local totalmente no breu. “O poste fica apagado na maior parte do tempo, somente em alguns momentos ele fica aceso e isso tem deixado todos moradores inseguros e com medo de assaltos. Outra questão é que algumas vezes até a luz da minha casa também fica piscando”, explicou.

Como citado pela denunciante, a principal preocupação está relacionada à questão da segurança. Locais mais escuros e sem uma boa iluminação são espaços em que assaltantes se sentem mais à vontade para cometer delitos. Entretanto, outras situações também causadas pela escuridão,são acidentes que podem ocorrer devido à falta de visibilidade dos pedestres.

A moradora ainda relembrou das taxas de iluminação pública que vêm acrescidas nas contas de energia. “Nós pagamos nossas contas de luz, pagamos pela iluminação pública e queremos recebê-la”, concluiu.

A Prefeitura encaminhou nota explicando que “a solicitante informou em sua solicitação, ao abrir o protocolo, que o problema era a luz piscando na casa dela e não no poste. A Prefeitura esclarece que não é responsável pela distribuição de energia e, consequentemente, pelo fornecimento de energia na casa das pessoas. Cabe à Prefeitura a iluminação pública. Em virtude da reportagem, uma equipe vai ao local verificar se há problemas na iluminação pública e, se tiver, consertará. O prazo para atendimento é de 48 horas. Lembramos que todas as solicitações de manutenção da iluminação pública, ou seja, lâmpada acesa de dia ou apagada à noite, devem ser feitas através do JF + Luz pelo telefone 0800 940 3777. O prazo de atendimento para a área urbana é de 48 horas e para área rural é de 72 horas.”

 

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Vale reforçar que desde 2015 os serviços de manutenção e expansão da iluminação pública são de responsabilidade das prefeituras municipais. A medida é proveniente da resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Dessa forma mais responsabilidades ficaram divididas entre a Prefeitura de Juiz de Fora e a Cemig, empresa responsável pela distribuição de energia na cidade.

Em postes que possuem apenas iluminação pública, ou seja, sem cabos de distribuição de energia para residências, comércios, etc., a responsabilidade é totalmente da prefeitura. Em postes onde com rede de distribuição, que são os mais comuns nas vias públicas, a Cemig é responsável pelo poste e a Prefeitura responsável pela parte que vai da braçadeira até a lâmpada. A Cemig ainda continua responsável pela rede de distribuição.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

%d blogueiros gostam disto: