Praça do Riachuelo recebe ação de recolhimento de lixo eletrônico

Uma das ações de conscientização integradas à Semana do Meio Ambiente está sendo desenvolvida na Praça do Riachuelo até o próximo sábado, 10, das 9h às 17h, com a coleta de lixo eletrônico.

“Caso o aparelho tenha uma placa de circuito impresso, pode levar que nós vamos recolher”, disse Thiago Wiliam da Cunha, sócio-proprietário da E-Ambiental, empresa organizadora da iniciativa e especializada em coletar e destinar corretamente o lixo eletrônico. “Metade dos materiais coletados são comercializados com a intenção de financiar e manter o projeto. A outra metade nós destinamos para ONGs. Encaminhamos para essas organizações apenas os equipamentos que ainda estão em funcionamento”, explica Cunha, ressaltando que tablets, celulares, computadores, fios, televisores e notebooks são alguns dos itens que estão sendo coletados na ação.

REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

De acordo com dados do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), a média mensal de lixo despejado no aterro sanitário de Juiz de Fora em 2016 foi de 17.735,28 toneladas, número superior aos anos de 2015 e 2014, cujas médias ficaram em 16.940,55 e 15.779, 30 toneladas.

Além das ações pontuais promovidas por entidades públicas ou privadas, há serviços especializados de coleta na cidade que funcionam de forma contínua. Como alternativa para o descarte do lixo, reaproveitamento de materiais e redução do impacto ambiental no aterro sanitário, o Demlurb mantém o “Ecoponto”, com dois postos de coleta na cidade. De acordo com o Departamento, este projeto tem por objetivo estimular a diminuição de incidência de entulho mal descartado na via pública, preservando a urbanidade e economizando os recursos que seriam empregados na limpeza da via, normalmente realizada com vários servidores, máquinas e caminhões.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: