Procon/JF divulga relatório de ações realizadas em 2019

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), divulgou nessa semana, o balanço de ações realizadas em 2019. A prestação de contas revela que foram 37.222 consumidores atendidos, sendo 23.770 presencialmente e 7.964 por meio da plataforma virtual consumidor.gov, além das audiências, que contabilizam 5.488 durante todo o ano.

Cerca de 20% do atendimento presencial foi realizado através das regionais (veja no anexo), com destaque para a “Norte”, que atendeu 1.202 consumidores, e para o Juizado Especial, com 1.003 atendimentos, tendo apenas um ano de funcionamento.

O Procon/JF destacou ainda a maior presença de reclamações por parte das mulheres (56%), Os números revelam também que cerca de 20% dos consumidores que procuraram a agência são idosos.

O órgão registrou no ano passado um índice de eficiência na resolução dos casos de aproximadamente 96%. Assim, apenas 4% não tiveram resolução no mesmo dia, logo no primeiro atendimento, ou posteriormente, nas audiências agendadas.

No ranking de atendimentos de 2019, as empresas de telefonia que estiveram no “Top Três”, entre as mais reclamadas foram a Telemar Norte e Leste S/A (Oi TV, Oi Fixo, Oi Móvel, Oi Velox), com 4.863 queixas (19,62%); a Tim Celular S/A, com 1.340 (4,6%); e a Claro S/A, 1.004 reclamações (4,07%).

 

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

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