Procon/JF lança cartilha educativa sobre “Crédito Consciente Para Idosos”

Para garantir o direito dos idosos e instruí-los a como não cair em armadilhas do crédito fácil, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) lançou na manhã desta quinta-feira, 21, a cartilha “Crédito Consciente Para Idosos”, em parceria com o Instituto de Defesa Coletiva de Belo Horizonte e a Câmara Municipal de Juiz de Fora.

A Cartilha foi apresentada por sua idealizadora: Lilian Salgado (diretora do Instituto de Defesa Coletiva). Segundo ela, “esse material explica aos idosos, de forma lúdica, como é perigoso fazer empréstimos, e como os bancos e as seguradoras têm agido de má-fé para fazê-los fechar o negócio. Muitas vezes depositando o dinheiro na conta, sem que haja consenso do ‘contratante’, e não explicando claramente sobre os juros abusivos que são cobrados.”

O Brasil tem hoje 60 milhões de endividados, e entre eles, 30 milhões são superindividados. Em Juiz de fora, 30% dos atendimentos feitos no Procon são a idosos, e a maioria deles referente a assuntos financeiros. “Essa porcentagem equivale a seis mil atendimentos. É um número alto, que nos faz ficar em alerta e prontos para notificar qualquer ação abusiva por parte das financiadoras. Nosso papel também é educar o consumidor. Por isso estamos felizes com mais esse trabalho, que trará a informação que não só os idosos precisam, mas também seus familiares e cuidadores”, afirmou o superintendente do Procon/JF, Eduardo Schroder.

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: