Procon orienta consumidores para compras do Dia das Mães

O Dia das Mães, que será comemorado no domingo, 14, é, depois do Natal, a data que mais movimenta o comércio, e a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) orienta os consumidores sobre os cuidados na hora das compras.

O superintendente do Procon/JF, Eduardo Schroder, alerta sobre as questões relativas a troca: “O estabelecimento só é obrigado a trocar produtos em caso de defeito. Para trocas por outro modelo, tamanho ou cor é preciso que esteja certificado no ato da compra. Esse detalhe deve estar na nota fiscal, fixado no produto ou na caixa”.

A prudência na hora de comprar é uma das principais dicas do Procon/JF. Os consumidores devem pesquisar preços, descontos, formas de pagamento e não gastar além do orçamento. Uma orientação é pagar à vista, o que viabiliza um desconto maior e vantagens para o consumidor, considerando pois o estabelecimento pode diferenciar o valor de acordo com a forma de pagamento, tais como dinheiro ou cartão de crédito. A informação de diferenciação de preço deve ser previamente comunicada ao consumidor. E, ainda, o fornecedor não poderá estabelecer valor mínimo para compras no cartão de débito ou crédito.

Com relação aos eletroeletrônicos, de acordo com Schroder, deve-se testar o produto no estabelecimento e verificar se está em perfeitas condições de funcionamento. “É preciso saber se o produto tem assistência técnica em Juiz de Fora e, em caso de defeito, a possibilidade encaminhar para análise”, alertou.

Além disso, a nota fiscal sempre deve ser exigida. No caso de eventual defeito, o documento é fundamental para registrar possíveis reclamações no Procon/JF e para garantir os direitos do consumidor e os deveres do fornecedor de produtos ou prestador de serviços.

O prazo para reclamações varia de acordo com produtos duráveis e não duráveis. No primeiro caso (eletrodoméstico, veículos, máquinas etc), o prazo é de 90 dias. Já para produtos não duráveis (cosméticos e produtos de consumo imediato), o prazo é de 30 dias.

Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor deve procurar atendimento no Procon/JF mais próximo.

PROCON/JF CENTRO
Avenida Presidente Itamar Franco, 992 – Centro
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-7611 / 3690-8438

PROCON/JF NORDESTE – ESPAÇO CIDADÃO JF NORDESTE
Rua Santa Terezinha, 172 – Bairro Santa Terezinha
Atendimento: segunda a sexta-feira / das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-8610 / 8603 / 8605

PROCON/JF SUL – ESPAÇO CIDADÃO JF SUL
Rua Porto das Flores, 270 – Bairro Santa Luzia
Atendimento: segunda a sexta-feira / das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-8301

PROCON/JF NORTE – ESPAÇO CIDADÃO JF NORTE
Rua Inês Garcia, 357 – Bairro Benfica
Atendimento: segunda a sexta-feira / das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-7877 / 7918

PROCON/JF OESTE – ESPAÇO CIDADÃO JF OESTE
Av. Presidente Costa e Silva, 1.800 – Bairro São Pedro
Atendimento: segunda a sexta-feira / das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-8285

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

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