Procura por vacinação é considerada baixa em relação ao ano passado

O número de doses de vacinas aplicadas no “Dia D de Vacinação contra a Gripe” realizado no sábado, 13, chamou a atenção da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Segundo o levantamento da SS, a procura por imunização, em relação à mesma época do ano passado, diminuiu e, até o momento, somente 56% pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas. “Desde o início das vacinações no dia 17 de abril, temos registrado pouca procura de crianças e gestantes. Foram vacinadas em torno de 30%, um número considerado baixo”, afirma a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SS, Michele Freitas. “Novas ações serão discutidas com a Atenção Primária a Saúde (Uaps), em busca de uma melhora na cobertura vacinal”, completa a profissional.

Segundo ela, a meta da campanha é que sejam alcançados 90% do público alvo, que inclui idosos, gestantes e mulheres que tiveram filhos há 45 dias, crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, doentes crônicos que estão dentro do grupo das comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde e com receita médica e professores das redes pública e privada.

Quem se imunizou no ano passado também deve se prevenir este ano, já que a composição da vacina pode mudar de um período para outro, conforme os vírus que circularam no ano anterior. Algumas medidas de proteção também podem ser realizadas dentro de casa como lavar bem as mãos com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies e não compartilhar objetos de uso pessoal.

O calendário é preconizado pelo Ministério da Saúde, e a campanha de vacinação segue até o dia 26 de maio. A vacinação será disponibilizada enquanto as doses durarem. A imunização, no entanto, é reforçada nesse período, devido às quedas de temperatura, que facilitam a maior circulação do vírus.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

– Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, térreo funcionando de 8h às 17h
– Departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (DCSA), na Rua São Sebastião, 772, Centro,
– Departamento de Saúde do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira, 943, Centro
– Unidades Atenção Primária à Saúde (Uaps) abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 10h30 e de 13h às 16h30

 

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: