Reunião avança negociações entre Juiz de Fora e Pedro Teixeira sobre a ponte de Palmital

Em reunião na prefeitura na tarde desta segunda-feira, 24, as negociações sobre a ponte entre Palmital e o município de Pedro Teixeira avançaram para a elaboração do projeto final que será submetido à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Os vereadores José Fiorilo (PTC), Kennedy Ribeiro (MDB) e Vagner de Oliveira (PSC) se reuniram com o prefeito de Pedro Teixeira, Idílio Neves Moreira, os secretários de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Carlos Alberto Ramos de Faria – Bebeto e Obras, Amaury Cury, e o subsecretário de Operações Urbanas, José Walter Ávila, além de moradores de Palmital.

A ponte de 27 metros de comprimento está há mais de 10 anos precisando de reforma e é usada como atalho para diminuir em 30 quilômetros o trajeto entre Pedro Teixeira e Palmital, que escoa produção de leite nesta área da zona rural de Juiz de Fora. Ficou acordado que a PJF irái fornecer o maquinário para a obra e assessoria técnica para elaboração e execução do projeto, enquanto a prefeitura de Pedro Teixeira arcará com o concreto, para os blocos e os pilares da ponte e também a madeira para o assoalho, junto com os produtores rurais da região.

De acordo com o subsecretário de Operações Urbanas, José Walter, alguns ajustes já foram feitos no projeto para reduzir o custo desta reforma para um quinto do que foi estimado no começo dos estudos, quando o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) fez um projeto para uma ponte de 24 metros na qual o pilar era dentro do leito do rio. “Fizemos um projeto simplificado, na medida de 27 metros, para retirar o pilar de dentro da água. Dessa forma, haverá uma redução de 500 mil para cerca de cem mil reais”, finalizou o engenheiro responsável pelo projeto.

Para o vereador Fiorilo a reforma da ponte gera uma economia em combustível e tempo para os produtores. “É muito importante essa força tarefa para a reconstrução dessa ponte, porque na impossibilidade de passar por ali os veículos precisam dar uma volta de 30 quilômetros, então estamos aqui para resolver o problema e gerar essa economia”, disse. De acordo com o vereador Vagner de Oliveira o próximo passo é buscar apoio para a execução da obra. “Agora temos que trabalhar junto ao governo do Estado para conseguir apoio para a infraestrutura, que é uma parceria entre os municípios e a comunidade envolvida também”. Vagner  salientou ainda, que os moradores de Palmital se dispuseram a colaborar na reforma.

De acordo com Kennedy Ribeiro a ponte está praticamente inutilizada. “Isso é uma demanda de mais de 20 anos.  Essa ponte está lá em péssimas condições, por isso, é importante que a gente dê prosseguimento, que faça da melhor forma possível, reunindo as prefeituras de Pedro Teixeira, de Juiz de Fora, os vereadores, a comunidade, e se Deus quiser iremos realizar esse sonho que é a construção dessa ponte”, finalizou.

Fonte: CMJF

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar