Rompendo a invisibilidade: pessoas em situação de rua participam de mostra artística no CCBM

Desenhos, esculturas, máscaras e cordões carnavalescos integram a mostra “Visitas Culturais”, que será aberta nesta terça-feira, 25, às 14h30, na Galeria Alternativa 3 do Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas” (CCBM – Avenida Getúlio Vargas 200 – Centro). Os trabalhos foram produzidos por pessoas em situação de rua assistidas nos equipamentos mantidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora.

O gatilho para a produção artística foi o projeto que tem o mesmo nome da mostra e é desenvolvido pela SDS, com o objetivo de permitir que pessoas sem residência fixa conheçam os equipamentos públicos da Prefeitura, informem-se sobre os serviços ofertados nesses espaços e entendam como acessá-los. “Na primeira edição do projeto, nosso foco foi a região da antiga Companhia Têxtil “Bernardo Mascarenhas”. Muitas das pessoas atendidas só conheciam o “Mascarenhas”, a Biblioteca Municipal “Murilo Mendes”, o Mercado Municipal e a Secretaria de Educação pelo lado de fora, já que costumam circular na área da Praça Antônio Carlos”, conta a idealizadora da ação, Valéria Leão Ferenzini.

Trazer esse grupo social para o lado de dentro dos espaços foi o primeiro passo do projeto. Em outra etapa, os beneficiários visitaram a mostra “Obsessões Plásticas”, organizada pelo Conselho Municipal de Cultura (Concult), que ficou em cartaz no CCBM e promoveu um grande encontro entre artistas de diferentes gerações e escolas, nascidos, radicados ou de passagem pela cidade.

“Foi uma experiência especial para eles. Alguns nunca tinham pisado em uma galeria de arte e ficaram extasiados diante da enorme variedade de obras, técnicas e temáticas. Mas o pulo do gato foi quando foram desafiados a passar do papel de espectador para o de artista”, conta o coordenador do CCBM, Daniel Rodrigues.

Depois de frequentar oficinas de desenho, modelagem em argila e confecção de máscaras e adereços, o grupo produziu seus próprios trabalhos, que agora chegam ao centro cultural. “Estar aqui como expositores é uma forma de romper a invisibilidade a que são submetidos diariamente”, analisa Daniel.

A mostra “Visitas Culturais” permanece em cartaz no CCBM até 7 de julho. A visitação é gratuita, de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas.

Fonte: PJF

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar