Sancionada lei que permite a instalação de Parklets em Juiz de Fora

Nessa última terça-feira (17), foi sancionada a lei do vereador Zé Márcio – Garotinho (PV) que permite a instalação de Parklets na cidade de Juiz de Fora. As também chamadas “Zonas Verdes” são minipraças que ocupam o lugar de uma vaga de estacionamento de carro ou extensão de uma calçada e funcionam como um espaço público de lazer e convivência para qualquer um que passar por ali. Eles já são comuns em grandes cidades mundiais e brasileiras como São Paulo e Belo Horizonte.

 “A proposta é melhorar o espaço público e a vida dos habitantes; esses pequenos parques fazem as cidades serem mais convidativas, além de promoverem a interação social, permitindo que a rua seja utilizada pelas pessoas”, comenta o vereador.

É válido ressaltar que esses locais e os equipamentos neles instalados contemplarão todas as normas técnicas de acessibilidade, visando a garantir que o espaço seja utilizado por todos, sendo vedada a utilização exclusiva do seu montador. Sua instalação, manutenção e remoção serão feitas por iniciativa do Executivo Municipal ou por requerimento de pessoas físicas ou jurídicas, obedecendo às condições e diretrizes técnicas previstas em sua regulamentação.

Podem ser destacadas também as vantagens de haver esses espaços no nosso município: promovem o envolvimento de cidadãos na construção e na modificação dos espaços urbanos; valorizam os ambientes de descanso; propõem novos usos dos locais públicos e também  ampliam a vitalidade e a diversidade das vias públicas. Além disso, eles não prejudicam a rua, os moradores locais e nem os lojistas da redondeza, pelo contrário, essas “zonas verdes” valorizam o local em que se encontram e podem se tornar uma extensão de estabelecimentos como lanchonetes, padarias e similares.

“Não tenho dúvidas de que a iniciativa privada irá abraçar nossa lei e criar, juntamente com o Poder Público, esses espaços em Juiz de Fora”, ressalta Zé Márcio. Para entrar em prática a lei precisa ser regulamentada pelo Executivo. 

 

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Pesquisar