Startups e Insurtechs são a nova moda dos setores de negócios

Com o avanço da tecnologia e do meio eletrônico, os consumidores e empresários estão investindo cada vez mais neste meio, como é o caso das Startups. A pergunta é: o que é uma Startup? Para responder esta questão, o co-fundador da empresa Pier, Lucas Prado, diz que uma Startup é “De forma resumida e descomplicada, é uma empresa recém criada e inovadora que procura usar tecnologia para crescer rápido através de um modelo de negócios escalável e em condições incertas. Essa definição se baseia na definição de Steve Blank, empreendedor em série do Vale do Silício”.

A partir desta definição, este novo negócio envolvendo Startups, é uma tendência que vem crescendo cada vez mais no mercado e consequentemente gerando novas mudanças para o setor de comércio e negócios. Segundo Lucas, essa mudança vem ocorrendo no Brasil e no Mundo “As Startups têm crescido muito no Brasil e no mundo. Por aqui, segundo levantamento do Comitê de Insurtechs da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2007 havia 25 Startups do setor em operação, e em 2018 já eram 79”.

Não é apenas no setor de comércio que têm investido nesta nova ferramenta, alguns empresários têm focado na área de seguro eletrônico, este é o foco da Pier e Lucas comenta  que o objetivo da empresa é “Mudar a relação das pessoas com a indústria de seguros, oferecendo um produto diferente do que já havia no mercado e tentando tornar a vida das pessoas mais leve. Oferecemos seguro para smartphones de forma descomplicada e honesta, o qual pode ser contratado e cancelado pelo aplicativo, pode ser contratado pelo tempo que a pessoa quiser a partir de um mês (caso queira contratar apenas enquanto estiver viajando por exemplo), aceitamos aparelhos seminovos e sem nota fiscal, não cobramos franquia, e cobrimos furto simples, que o mercado em geral não cobre”.

E como a tecnologia está avançando cada vez mais no Brasil e no mundo, os meios tradicionais precisam estar atualizados sobre as novidades no mercado e Lucas fala sobre essa tendência “Startups normalmente oferecem uma nova forma de atuação com mais tecnologia, velocidade e foco nas demandas do consumidor. Normalmente são as startups que começam de forma disruptiva, muitas vezes até tomando mais riscos para si por tentar mudar o status quo. É natural que em todas as áreas que atuem acabem fazendo com que o mercado tradicional também tenha que olhar com mais cuidado a todos esses processos e até realizar eventuais adaptações nas mais diversas frentes”.

Ainda sobre a mudança no mercado, existem muitas áreas que procuram atender oferecer soluções para as demandas que não são atendidas pelo mercado tradicional e segundo Lucas “No caso da Pier, pensamos no cliente desde o início da formação da empresa, procurando oferecer soluções diferentes das que o mercado tradicional oferece, como a cobertura de furto simples, a contratação e cancelamento pelo celular, e o reembolso super rápido. Já chegamos a reembolsar em menos de 5 minutos e a maior parte dos reembolsos (cerca de 80%) acontece em até 5 dias. O uso intenso de tecnologia e análise de dados permite menos burocracia e mais comodidade”.

 

 

 

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Pesquisar