28 Congresso
Juiz de Fora e Região

“Viva JF” celebra Dia Mundial do Turismo com tour guiado pelo Centro

Por: Diário Regional 18/09/2017 20:37

No próximo dia 27, data em que se comemora o “Dia Mundial do Turismo”, juiz-foranos farão uma verdadeira viagem no tempo, percorrendo as ruas centrais da cidade. Inspirado na “Open House New York” (Casa Aberta Nova York) e na “Jornada do Patrimônio de São Paulo”, o tour “Viva JF” levará 50 pessoas a importantes pontos turísticos de Juiz de Fora, visando despertar o olhar, o interesse e a aproximação com a história e preservação do patrimônio. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas pelo telefone 3690-7122. O tour “Viva JF” é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Departamento de Incentivo ao Turismo (Ditur), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).

Os roteiros temáticos, guiados por historiadores, turismólogos e estagiários, incluem museus, prédios, estabelecimentos e obras, e serão divididos em dois horários: das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. Para cada período, 25 vagas estão disponíveis. A ação conta com o apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cine-Theatro Central/UFJF) e do Museu Ferroviário.

Para o historiador da Divisão de Patrimônio Cultural da Funalfa (Dipac), Fabrício Fernandes, o tour resgata um pouco da memória de locais importantes, que carregam grandes histórias e fazem parte do desenvolvimento da cidade. “Vamos apresentar bens tombados, como a Praça da Estação, por exemplo. O local possui quatro níveis de proteção: seus imóveis são tombados, a praça é tombada enquanto conjunto paisagístico em nível municipal e estadual, e ela faz parte do núcleo histórico do Centro de Juiz de Fora”, explica.

“Juiz de Fora é uma cidade encantadora, acolhedora e cheia de história para contar. Pensando nisso, nada melhor do que comemorar o Dia Mundial do Turismo com um passeio pelo Centro com outro olhar, o olhar do conhecimento. Precisamos conhecer e amar cada vez mais a nossa cidade”, destaca a gerente do Ditur, Tatyana Hauck Herdy Hill.

 

Confira a programação do tour “Viva JF”

• Manhã
– 8h30 Praça da Estação / Museu Ferroviário: visita ao Museu
– 9h30 Mercado Municipal / CCBM / Museu do Crédito Real / Palace
– 10h Cine-Theatro Central: história do teatro
– 10h30 Parque Halfeld – Paço Municipal / Painel + Cavalo – Portinari
– 11h Encerramento

• Tarde
– 14h30 Praça da Estação / Museu Ferroviário: visita ao Museu
– 15h30 Mercado Municipal / CCBM / Museu do Crédito Real / Palace
– 16h Cine-Theatro Central: história do teatro
– 16h30 Parque Halfeld – Paço Municipal /Painel + Cavalo – Portinari
– 17h Encerramento

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: