Janeiro Roxo alerta para combate à hanseníase

Mês de janeiro propõe reflexão sobre a doença.

Como forma de chamar a atenção da população para os sinais e sintomas de doenças, os meses do ano têm ganhado cores. Em janeiro, uma das cores é o roxo.

Durante todo o mês, ações alertam para a hanseníase. Doença infecciosa causada por uma bactéria, que é transmitida pela convivência próxima com pessoas que estejam infectadas. Essa transmissão acontece principalmente pelas vias aéreas superiores – em ações como falar, tossir ou espirrar.

A hanseníase é uma das doenças mais antigas do mundo e nos primeiros registros era conhecida como lepra. O Brasil ocupa a segunda posição mundial em maior número de ocorrências da doença, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os sintomas da doença afetam principalmente a pele e os nervos, como explica a dermatologista Valéria Junqueira. “Pode apresentar manchas brancas e vermelhas, mas o sintoma mais importante é a alteração da sensibilidade. Naquele local, ela não sente calor, não sente o toque. E o tratamento usualmente é feito com antibióticos”, disse.

Vale lembrar que a hanseníase tem cura e o tratamento é oferecido de modo gratuito pelo SUS. Em caso de suspeita da doença, procure ajuda médica. Em São João del-Rei, o tratamento é realizado pela Policlínica e o telefone para contato é o (32) 3373 4920.

 

 

Pesquisar