2º turno das eleições teve 374 ocorrências e 83 prisões ou conduções

Balanço foi divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

No segundo turno das eleições municipais em todos o país foram registradas 374 ocorrências, de acordo com o balanço final divulgado as 21h desse domingo pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Também foram computadas 83 prisões ou conduções.

Além das prisões, oito inquéritos já foram instaurados e 37 termos circunstanciados foram lavrados, que são termos assinados em ocorrências eleitorais com menor gravidade.

Segundo o ministério, uma arma e oito veículos foram apreendidos, além de R$ 20 mil e diversos materiais de campanha.

Também foram registrados 270 crimes eleitorais, sendo que 88 foram por boca de urna; 13 por compra de votos; cinco por concentração de eleitores; 98 por desobediência às ordens da Justiça Eleitoral; 49 por desordem que prejudique os trabalhos eleitorais; um por falsidade ideológica; dois pelas chamadas fake news; 10 por impedimento ou embaraço ao exercício do voto; dois por transporte de eleitores e dois por danos à urna eletrônica.

No total, foram registradas 76 ocorrências de indicações de desinformação sobre o processo eleitoral. Entre os 16 incidentes de segurança pública e defesa social, seis foram por bloqueio de vias; quatro por atendimentos de urgência e emergência; quatro por falta de energia; e dois por manifestações.

Quanto a justificativa de votos por meio do e-Título, ao todo, cerca de 670 mil eleitores explicaram ao TSE, por meio do aplicativo, o motivo da ausência nas eleições.

Os que por algum motivo não puderam comparecer às urnas terão um prazo de 60 dias para justificar. Tanto presencialmente, por meio dos cartórios eleitorais, quanto pela internet, no site ou pelo e-Título.

*As informações são da Radioagência Nacional. 

 

Pesquisar