300 anos: Minas Gerais tem história projetada no Palácio da Liberdade

Com a presença de autoridades, evento rememora trajetória do Estado e inaugura o Circuito Luzes da Liberdade

Na última quarta-feira (2), Minas Gerais completou 300 anos. Para celebrar essa data tão especial, foi inaugurado o ‘Festival Luzes da Liberdade’, em cerimônia no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

O governador do Estado, Romeu Zema, o vice-governador, Paulo Brant, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o vice-presidente da Amirt, Mayrinck Jr, participaram da comemoração.

Além disso, o aniversário de Minas contou com apresentações musicais. O Hino Nacional foi interpretado pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado (FCS), que também executou um medley de obras de Milton Nascimento. Já o maestro Marcus Viana e o instrumentista Maurício Tizumba se uniram em uma apresentação emocionante para homenagear o Estado.

Ao final da cerimônia foi inaugurado o vídeo mapping, concebido pelos irmãos Ricardo e Rafael Cançado, na fachada do Palácio da Liberdade. A intervenção artística integra o projeto Luzes da Liberdade, criado dentro das celebrações natalinas e dos 300 anos do Estado. Elaborado com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o festival tem parceria com o CDL-BH e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

Vale ressaltar que entre as atrações, haverá show de luzes e lasers e apresentações de artistas mineiros, que serão realizadas até 6 de janeiro de 2021, abrangendo equipamentos culturais do Circuito Liberdade. Também ocorrem transmissões ao vivo pelas plataformas digitais do projeto, gratuitamente.

Para mais informações sobre a programação completa do Luzes da Liberdade acesse o site: www.luzesdaliberdade.com.br.

*Com informações da Secult.

 

Veja a reportagem completa:

 

 

Pesquisar