A nova realidade no tratamento dos resíduos sólidos no Norte de Minas

A coleta correta do lixo, o descarte adequado, a destinação final dos resíduos, a reutilização e a reciclagem, estão cada vez mais próximos da população do Norte de Minas Gerais. Nessa quinta-feira (10), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o senador Carlos Viana (PSD-MG) e lideranças estiveram na região para decretar o encerramento de 15 lixões e inaugurar uma Usina de Triagem e Compostagem (UTC), em Francisco Dumont.
Esta é a primeira etapa do projeto “Norte de Minas Sem Lixão”. Outros 43 municípios serão, em um futuro próximo, beneficiados com o fim dos lixões e a construção de aterros sanitários adequados e Usinas de Triagem e Composição.

“As demais cidades já estão com o projeto para deposição correta do lixo em andamento. Nós estamos apenas dependendo da finalização destes programas. O Governo Federal vai nos apoiar, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri vai assumir todo o planejamento e gestão e os recursos queremos que venham das multas aplicadas a empresa Vale”, explicou o senador Carlos Viana.

O senador Carlos Viana (PSD-MG) e o deputado estadual Arlen Santiago (PTB) foram os responsáveis por levar as demandas das prefeituras que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas (Codanorte) ao ministro Ricardo Salles.

Para Viana, o fim dos lixões representa uma nova história para o norte de Minas “É uma conquista muito grande. As prefeituras têm dificuldade para fazer a coleta e o descarte corretos dos resíduos sólidos. Com este auxílio do Governo Federal, cada vez mais os lixões serão encerrados e novos aterros e usinas de triagem serão construídas. Isso reflete em saneamento básico e uma melhora significativa na saúde pública”, disse o senador.

*As informações são da Assessoria de Comunicação do senador Carlos Vianna.

Confira a sonora do senador Carlos Vianna:

 

Pesquisar