Dia Internacional do Orgulho LGBT completa 50 anos

Nessa sexta-feira (28), foram comemorados os 50 anos do Dia Internacional do Orgulho LGBT. A data foi marcada após homens e mulheres protestaram contra uma invasão violenta da polícia de Nova Iorque a um bar gay conhecido como Stonewall Inn.

Além disso, na década de 60, homossexuais eram reprimidos pelas forças policias norte-americanas, já que a homossexualidade era entendida pela legislação como criminosa. Sendo assim, o bar de Nova Iorque servia como ponto seguro de encontro gay.

O local não era invadido pela polícia devido a um acordo envolvendo propina entre o proprietário do estabelecimento e as policias da região. Porém, na madrugada do dia 28 de junho de 1969, parte de um grupo de policiais descumpriu o combinado e entrou no estacionamento.

Em seguida, treze travestis e drag queens foram agredidas e presas. Durante a prisão, ocorreu confronto e manifestantes lançaram pedras e garrafas contra os policiais, que revidaram violentamente. A confusão gerou um incêndio no bar.

Após um ano do episódio, um novo ato foi realizado no local, em um movimento que hoje é conhecido como parada gay. Aos poucos, os frequentadores do Stonewall Inn viram os direitos da comunidade LGBT serem ampliados.

A descriminalização da homossexualidade em Nova Iorque ocorreu pouco mais de uma década após o ato em Stonewall, em 1980. Já a alteração em todo o país tem apenas 16 anos.

Já em 2015, o bar virou monumento histórico da cidade, por ato municipal. Além disso, um ano depois, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama reconheceu a luta LGBT.

No início deste mês, após cinco décadas, a polícia de Nova Iorque reconheceu o seu erro e pediu desculpas pelo ocorrido em 1980.

(com supervisão de Victor Veloso) 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: