Enem 2019 vai ter como foco conhecimentos objetivos

O ministro da Educação, Abraham Vasconcellos afirmou que a preocupação do Ministério da Educação (MEC) é selecionar os melhores alunos para ocupar as vagas no ensino superior. Sendo assim, neste ano o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vai ter como foco conhecimentos objetivos.

Nessa terça-feira (24), em entrevista para o programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, o ministro disse que não vai cair ideologia na prova, devido ao foco da avaliação ser o conhecimento científico, técnico, capacidade de leitura, além do estudante precisar saber realizar contas e ter conhecimentos objetivos.

Abraham ainda ressaltou que o interessa do MEC é simplesmente selecionar as melhores pessoas para ocupar as vagas na faculdade, ou seja, a maior preocupação é o mérito.

Além disso, após as polêmicas envolvendo as questões do Enem em 2018, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é vinculado ao Ministério Público, criou neste ano um grupo responsável por identificar abordagens controversas com teor ofensivo a segmentos e grupos sociais, simbólicos, tradições e costumes nacionais.

Com base nessas analises, foram recomendadas abordagens para não serem usadas nas provas e, consequentemente, para a montagem da avaliação do Enem 2019.

O ministro também falou sobre a digitalização do MEC que lançou a carteirinha de estudante digital neste ano. O documento vai começar a ser emitido em dezembro deste ano.

A digitalização vai chegar ao Enem, já que no próximo ano será aplicado por computador, ou seja, vai ser realizada de forma piloto.

Vale lembrar que o Enem 2019 vai ser realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 cidades brasileiras com a participação de mais de 5 milhões de estudantes em 14 mil locais disponíveis para a aplicação das provas.

A nota do Enem é válida para o aluno interessado, em adquirir bolsa de estudo ou financiamento, se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

(com supervisão de Victor Veloso)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar