Ibope Inteligência revela que apenas metade da população confere vacinas

Os dados preocupantes confirmam que a imunização está sendo deixada de lado

O Ibope Inteligência a pedido do laboratório Pfizer realizou uma pesquisa que apontou que 90% dos brasileiros reconhecem a importância da vacinação, porém, na prática somente a metade se preocupa em verificar se as doses estão em dia. Já a outra parte, só checa a carteirinha por solicitação médica ou se algum familiar comenta sobre epidemias.  

Os dados preocupantes confirmam que a imunização está sendo deixada de lado. Por isso, a campanha nacional contra o sarampo foi prorrogada até 31 de outubro. Conforme a coordenadora de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Josiane Gusmão, a ação está voltada para adultos de 20 a 49 anos.  

De acordo com o balanço do órgão, quase 7,2 milhões de mineiros ainda não tinham ido ao posto de saúde até 20 de agosto, ou seja, apenas 22% do público-alvo tinha sido vacinado. 

A situação ainda fica mais complicada para as crianças. Ainda segundo os dados do levantamento, 13% dos entrevistados acompanham somente a carteirinha dos filhos e 17% nunca verificam, não têm, não sabem se têm ou onde está o documento. A porcentagem ainda aumenta para 29% entre os que têm mais de 55 anos.  

A médica e integrante do comitê de Imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Rosana Richtmann, afirmou que uma das consequências da pandemia diz respeito às coberturas vacinais, em especial da população adulta. Já em relação as crianças, a médica ressalta uma queda de quase 30% na cobertura vacinal e que para discutir a volta às aulas é preciso manter a vacinação em dia.  

Outro dado importante apontado no levantamento é que apenas 15% dos entrevistados relataram já ter conversado sobre a importância da imunização com o médico.  

Lembrando que a pesquisa foi realizada em julho e ao todo 2 mil pessoas foram entrevistadas na capital de São Paulo, nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.

Pesquisar