Montes Claros: conheça as propostas dos candidatos Silvano Tolentino (Podemos) e Leninha Alves (PT)

Os candidatos encerram a série de entrevistas em Montes Claros; confira

Nesta terça-feira (27), os candidatos Silvano Tolentino (Podemos) e Leninha Alves (PT) foram os entrevistados pelo Portal Amirt. Ambos falaram sobre a situação econômica da cidade, saúde e educação. Na quarta-feira (28), estaremos conversando com os candidatos Fabiano Tolentino (Cidadania) e Will Bueno (Progressistas), que disputam o pleito eleitoral de Divinópolis, na região Central de Minas Gerais.

A bióloga e professora, Leninha Alves, é a primeira mulher negra do Partido dos Trabalhadores (PT) a ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), visto que atualmente está como deputada.

Para a saúde, a candidata prevê um mutirão para organizar os processos relacionados a exames e cirurgias e priorizar o atendimento primário. “Duas urgências para saúde. Primeiro fazer um grande mutirão para a gente desembaraçar processos de procedimentos com exames, cirúrgicos. Esse grande mutirão deve ser feito com os prestadores do SUS na cidade. Segunda coisa é que eu quero priorizar a saúde primária, a atenção básica.”

Na economia, a petista garante que vai criar o fundo municipal de apoio aos pequenos empreendimentos e também um programa para o primeiro emprego. “Essa é a grande preocupação das pessoas de Montes Claros. Nós vamos criar o fundo municipal de apoio aos pequenos empreendimentos, que é pra gente socorrer e soerguer aqueles empreendimentos dos bairros. Nós queremos criar um programa do primeiro emprego entendendo que a gente quer dar oportunidades para a juventude da cidade e queremos criar essa lista de desenvolvimento para a geração de emprego.”

Com relação a educação, Leninha afirmou que para a cidade se tornar uma referência é necessário aplicar a constituição. “Se o município e a gente aplicar o mínimo constitucional da educação a gente consegue colocar Montes Claros no contexto de referência de uma cidade educadora, que esse é o nosso lema. Para isso, é importante a valorização dos profissionais e melhorar a infraestrutura. Oferta de creches e da educação infantil.”

Para finalizar, Leninha Alves destacou que no seu governo a prioridade é cuidar das pessoas. “Nós pretendemos na prefeitura primeiro cuidar de gente. As obras são importantes e fundamentais, mas a grande obra de um prefeito e o maior patrimônio são os munícipes. No momento, é salvar as pessoas, salvar a economia e garantir dignidade e cidadania para as pessoas.”

O empresário Silvano Tolentino está vivenciando a sua primeira experiência na política. “Está é a nossa primeira experiência na política. Então, a gente já se apresenta como a nova alternativa para a cidade.”

Visando a saúde, o candidato ressaltou que o prefeito precisa ter pulso para resolver as questão da área. “Existem situações pontuais que o poder público e o prefeito tem como atuar para minimizar esses impactos. Não existe disposição do Executivo em resolver os problemas, existe a estrutura, mas falta disposição. No curto prazo, a gente tem que ter pulso, vontade, firmeza e querer resolver. Muito mais que ter estrutura é ter atitude.”

Sobre a economia, Silvano relatou que irá lidar muito bem com a situação, visto que é um empresário. “Nós precisamos de um gestor que entenda de economia e neste contexto eu vou lidar muito bem. Eu sou empresário. Hoje tenho sobre a minha responsabilidade em torno de 250 pessoas. Então eu conheço bem como desenvolver e como atuar no desenvolvimento econômico. Nesse momento, a gente entende que o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda são fundamentais pra que a gente possa fazer uma retomada.”

Na educação, Tolentino ponderou que a área é fundamental para o meio de acesso futuro de uma criança e, por isso, é necessário proporcionar educação. “A gente precisa proporcionar educação para ter dignidade no futuro. A gente não está oferecendo riqueza, mas o básico, que é a educação.”

Por fim, o candidato do Podemos destacou que existe a necessidade de ações positivas para gerar emprego e renda. “É necessário neste momento, pós pandemia, é uma intensificação e ações positivas para gerar emprego e renda. É neste sentido que hoje nós estamos no nosso programa de governo com a perspectiva e com o desafio para gerar 20 mil novas vagas de empregos nos próximos quatro anos.”

Vale lembrar que todos os candidatos à prefeitura de Montes Claros receberam o contato do Portal Amirt, seja por e-mail, WhatsApp ou ligação telefônica, porém nossa equipe não obteve retorno.

 

Veja a entrevista na íntegra: 

Clique aqui para baixar o vídeo.

 

Pesquisar