Nas mãos do mestre: matemática mostra que Cruzeiro só pode perder 4 pontos para subir

O acesso à elite do futebol brasileiro pode estar difícil, mas a chance de ser rebaixado para Série C é quase nula 

A Raposa segue focada em conquistar o acesso à Série A. O Cruzeiro se afastou da zona de rebaixamento nas últimas rodadas e respirou aliviado, após ver a chance de queda para a Série C diminuir.

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time celeste tem apenas, 0,22% de chances do rebaixamento. Por outro lado, a possibilidade de acesso é de 10,7%.

Atualmente, o Cruzeiro ocupa o 11º lugar da Série B, com 38 pontos, ou seja, sete atrás do primeiro colocado , o Sampaio Corrêa, e nove na frente do Paraná, primeiro time no Z-4.

O torcedor celeste não pode perder a esperança, mas, matematicamente, o acesso à elite do futebol segue sendo difícil para a equipe mineira. Conforme a UFMG, para garantir a vaga tão sonhada, o Cruzeiro precisa alcançar 68 pontos. Já fazendo 64 pontos, a chance de subir é de 99,7%.

Para conquistar os 68 pontos, a Raposa precisaria vencer todos os seus 10 jogos restantes na Série B. Visando os 64 pontos, o time celeste só poderia perder quatro dos 30 pontos que ainda vai disputar no campeonato.

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Pesquisar