O sal é um mineral essencial para o corpo; saiba mais

O sal é um mineral essencial para o corpo e atua como um dos fatores mais importantes de regulação osmótica do sangue, plasma, fluidos intercelulares, na contração muscular e até na transmissão dos impulsos nervosos.

Sendo assim, eliminar o sódio da dieta pode causar deficiências no organismo. Porém, o excesso de sal é responsável pelo delírio, parada respiratória, hipertensão, cefaleia e problemas com a pele.

Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo do sal seja de até cinco gramas por dia. No entanto, os brasileiros, em média, consomem 12 gramas de sal por dia, ou seja, mais que o dobro do recomendado pela OMS.

A meta do Ministério da Saúde tem como meta diminuir a ingestão de sódio e retirar mais de 28 toneladas deste elemento da alimentação da população até 2022.

Os dados do Ministério da Saúde ainda apontam que em relação a alimentação do brasileiro, 70% do sal consumido vêm da comida feita em casa e 30% de produtos industrializados.

Existem algumas estratégias que podem ser adotadas para reduzir a quantidade de sal: diminuir a ingestão de carnes que levam muito sal em seu processo de preparo; alguns produtos industrializados; produtos light ou diet, além de trocar o sal de cozinha comum e temperos industrializados por opções com menos sódio.

(com supervisão de Victor Veloso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar