Obras para aumentar altura da Barragem de Itabiruçu começam nesta quinta-feira (1) em Itabira

A partir desta quinta-feira (1º), vão ser retomadas as obras de ampliação da Barragem de Itabiruçu, localizada em Itabira, na região do Vale do Aço.

A estrutura é construída pelo método a jusante, considerado o mais seguro, ao contrário das Barragens do Fundão, em Mariana, e B1, de Brumadinho.

 No entanto, as obras do projeto de alteamento da barragem vão ser realizadas, inicialmente, com atividades complementares, como a construção de aterro de impermeabilização do talude e a complementação da instalação dos filtros.

Além disso, a equipe técnica do projeto vai seguir com os estudos e análises mais profundas sobre os assentamentos diferenciais identificados no terreno. Sendo assim, a empresa tem todas as licenças para essa obra.

Em audiência pública, a empresa apresentou o plano de aumentar a altura da barragem, que fica na cota altimétrica de 835 metros, ou seja, vai subir para 850 metros.

Segundo as informações da Vale, a Barragem de Itabiruçu tem capacidade para receber mais de 220 milhões de metros cúbicos de rejeitos.

A empresa responsável pela obra ainda afirmou que é importante destacar que a execução dessa obra não vai alterar os índices de segurança e estabilidade da barragem.

A Vale também está realizando o monitoramento integral da estrutura. A Declaração de Condição de Estabilidade foi renovada em 30 de março deste ano.

(com revisão de Patrícia Marques) 

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: