PIB do Brasil cresce 0,4% no segundo trimestre de 2019

Nesta quinta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve um crescimento de 0,4% no segundo trimestre de 2019, na comparação com o trimestre anterior. O PIB somou R$ 1,78 trilhão no período.

Além disso, o PIB apresentou alta de 1% na comparação com o segundo trimestre de 2018, de 0,7% no acumulado do ano e de 1% nos últimos 12 meses.

Já na comparação do segundo com o primeiro trimestre deste ano, a alta de 0,4% foi impulsionada sob a ótica da produção, pelos crescimentos de 0,3% do setor de serviços e de 0,7% da indústria. A agropecuária recuou 0,4% no período.

No entanto, na indústria os principais desempenhos vieram da indústria da transformação, sendo 2% e da indústria de construção que cresceu 1,9%.

Porém, as indústrias extrativas recuaram 3,8% e a atividade de eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos caiu 0,7%.

Nos serviços, os resultados foram positivos nas atividades imobiliárias e comércio ambas com 0,7%, informação e comunicação cresceram 0,5% e outras atividades de serviços apenas 0,4%.

Os segmentos de administração, defesa, saúde e educação pública e seguridade social não tiveram o resultado esperado, já que teve uma queda de 0,6%. Transporte, armazenagem e correio apresentaram menos 0,3% e as atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados caiu 0,1%.

Por fim, a alta do PIB do primeiro para o segundo trimestre foi impulsionada pela formação bruta de capital fixo, ou seja, os investimentos cresceram 3,2%, assim como o consumo das famílias que teve aumento de 0,3%.

O consumo do governo teve queda de 1% e as exportações recuaram 1,6%. Já as importações subiram apenas 1%.

(com supervisão de Victor Veloso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar