Rádio e Podcasts são fontes de música para consumidores no Canadá, diz Nielsen

Estudo aponta que o rádio segue como importante forma de se ouvir música no Canadá, onde 58% dos consumidores usam o veículo para essa finalidade

É fato que o número de plataformas para se consumir música é crescente. Também é conhecido que há uma audiência em trânsito de mão dupla entre o rádio FM e as plataformas digitais para audição de música. E mais um estudo da Nielsen colabora com esse quadro: no Canadá, por exemplo, o rádio segue como uma das formas mais populares de abrangentes de ouvir música. Os podcasts também são uma audiência (e consumo) crescente, segundo relatório Canada Music 360, realizado pela Nielsen.

O instituto define que “o rádio é tudo menos um ‘médium’ agonizante”, rechaçando qualquer perda de relevância do veiculo para a finalidade de se consumir música. Por exemplo, no Canadá, 58% dos consumidores sintonizam o rádio para acompanhar suas músicas preferidas.

O estudo no Canadá colabora com outra pesquisa realizada nos Estados Unidos, que aponta o rádio como uma fonte de novas músicas para os consumidores. Esse valor chega a 65% da população canadense em geral.

No detalhe por gerações etárias, o estudo da Nielsen afirma que “apesar de ter uma vida útil de mais de cem anos, o rádio evoluiu com o tempo, pois a rádio online é agora o formato de escuta entre adolescentes e jovens adultos, pois 67% dos adolescentes e 73% dos Millennials ouvem música online em um semana típica, em comparação com 50% da população geral do Canadá”, destaca o levantamento.

Outro ponto é que a transmissão online desempenha um grande papel na descoberta musical entre os jovens ouvintes, já que 58% dos adolescentes e 68% dos Millennials descobrem novas músicas por meio de streaming on-line de rádio, bem acima dos 45% da população geral. Já no geral conforme relatado acima, 65% da população geral é exposta a novas músicas via rádio tradicional.

Podcast avançam

A Nielsen aponta que, enquanto o rádio (tradicional, streaming e satélite) segue forte para a audição de música em todo o Canadá, também “não há como negar o crescimento da audição de podcasts”, destaca o instituto. Em toda a população canadense em geral, 33% dos consumidores dizem ouvir mais conteúdo de podcast do que há um ano. Entre os Millennials, o crescimento é notavelmente maior: 47%.

A migração para o podcast vem de outras formas de mídia, impactando inclusive no consumo de música. A Nielsen aponta que a visualização de TV é um hábito que está recuando no Canadá, isso entre a população adolescente e jovens adultos. “39% dos adolescentes dizem que gastam menos tempo ouvindo música devido ao consumo de podcast, e os Millennials gastam 16% menos tempo com amigos por causa do consumo de podcast”, aponta o estudo.

*As informações são do Tudo Rádio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar