Sebrae e Sindinova apontam perspectivas de mercado para os próximos 10 anos da indústria calçadista em Nova Serrana

Sebrae e Sindinova apresentaram as perspectivas do setor aos empresários e associados ao sindicato da região

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) se reuniu com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana, no Centro-Oeste, para discutir sobre as perspectivas de mercado para os próximos 10 anos.

Com a apresentação, os empresários do setor e associados ao sindicato puderam analisar as perspectivas para colocar em prática e, consequentemente, alavancar o setor de calçados da região.

O Sindicato mostrou informações de comportamento e padrão de consumo da geração Y, como estilo de vida, faixa etária e preferências das escolhas deste público.

Desta forma, os dados apontaram que há tendência de menos compras de calçados pelas novas gerações, sendo em média quatro pares por habitantes.

Dênis Magela, analista técnico do Sebrae, informou que as avaliações servem para medir as projeções futuras e auxiliar nas decisões do setor.

“Trata-se de uma visão do reposicionamento do polo de Nova Serrana com foco na sua sobrevivência e ampliação. Começamos uma parceria com os empresários, de suma importância, que é de revisitar o que foi construído e projetar para os próximos 10 anos quais serão as mudanças necessárias de estratégias, de posicionamento para que a gente possa ter a ampliação e consolidação de mercado.”

Já o presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda, destacou que além do amadurecimento de mercado com produtos que atendam às necessidades do consumidor é importante manter a qualidade dos produtos.

“Outro ponto é o amadurecimento de mercado com produtos que atendam às necessidades do consumidor de não estar só calçado, mas estar bem calçado.”

O Sindinova ainda pontou, conforme o levantamento, que as empresas precisam adotar estratégias e focar os produtos no consumidor final, além de utilizar as exportações e calçados voltados para a sustentabilidade como outras alternativas.

Além disso, os canais de vendas on-line e a presença no mundo digital são grandes aliados para as marcas. A venda de calçados em supermercados também pode ser um outro modelos de negócio.

Foto: Divulgação/Sindinova

 

BBB21

Pesquisar