Uso excessivo de salto alto pode causar vários problemas nos pés; saiba como evitar

As mulheres amam usar salto alto, mas o uso excessivo desse tipo de calçado pode trazer vários problemas para a saúde, afetando diversas regiões do corpo, como os joelhos, a coluna, os pés, tornozelos e até mesmo os quadris.

Além disso, a dores nessas regiões iniciam devido ao sapato de salto alto alterar a maneira de andar, ou seja, o formato dos pés é alterado por causa da distribuição de carga.

Sendo assim, o uso desses sapatos podem causar o desenvolvimento de calosidades plantares e da metatarsalgia, uma dor que acontece na região abaixo dos dedos, além de estar associado ao aparecimento do joanete.

Então, para evitar esses problemas as amantes de salto alto precisam encontrar sapatos que acomodem os pés em todas as dimensões, sendo altura, largura e comprimento, sem apertá-los.

Já os sapatos de salto muito altos e finos solicitam um maior esforço da musculatura ao redor do tornozelo para que o pé estabilize, o que pode causar dores musculares na perna.

O Dr. Marco Túlio Costa, presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, afirma que caso a mulher opte por continuar o uso do salto alto, o ideal é que ela altere o tamanho e o formato do salto. Os calçados ideais são aqueles confortáveis, de plataforma, completa Marco Túlio.

O especialista ainda informa que a avaliação médica é importante para orientar a conduta em relação a frequência do uso do salto ou a sua modificação caso haja algum desses sintomas.

Vale lembrar que os sapatos de salto alto com menos de 3 cm são os mais recomendados para o dia a dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar