Antigo Lar Solidário será reformado

Um convênio firmado entre a Prefeitura de São João e o Instituto Pater na terça-feira passada, 2, definiu que nos próximos três anos a Administração Municipal será responsável pelo imóvel onde funcionarão a Companhia do Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Assistência Social, na Rua Dr.Elói Reis, no Matosinhos.

Local, no Matosinhos, será sede para Companhia do Corpo de Bombeiros e atividades sociais - Foto: Google Maps / Divulgação

Local, no Matosinhos, será sede para Companhia do Corpo de Bombeiros e atividades sociais – Foto: Google Maps / Divulgação

Com isso, o município arcará com todo o custo da reforma local. Algo que, segundo o prefeito Nivaldo José de Andrade (PSL), deve ter início em 15 dias. “Ainda estamos no processo licitatório para a compra do material de construção. Então não tenho como confirmar o valor dessas intervenções com exatidão. Acredito, porém, que fiquem por volta de R$40mil”.

Obras
Andrade afirmou, ainda, que quer agilidade no processo. “Minha previsão é de que a reforma dure uns 90 dias. Ao fim, teremos uma área que será dedicada à Companhia do Corpo de Bombeiros e outra para desenvolver atividades junto à população. Essas iniciativas serão promovidas pela Assistência Social”, disse.

A coordenadora jurídica do Instituto Pater, Natanaela Felícia Borges, afirmou que o grupo visava definir o que fazer com o imóvel de São João del-Rei já há algum tempo; e que as negociações começaram há dois anos envolvendo o vereador Robson Zanola (PSC), que intermediou o contato com a Prefeitura. “Somos uma entidade filantrópica e precisamos pontuar algumas questões quando damos uma concessão a alguém, além de uma série de documentos. Um intermediário e a boa-vontade da Prefeitura agilizaram esse processo”, afirmou Natanaela, lembrando que o convênio pode ser ampliado se houver interesse de ambas as partes.

Reivindicação antiga
Em setembro de 2015, o jornal Gazeta de São João del Rei divulgou matéria em que retratava o descontentamento dos moradores em Matosinhos pelo abandono do imóvel onde funcionava o Lar Solidário. Segundo relato dos residentes locais, esse problema se arrastava desde 2011 e o espaço teria recebido limpeza apenas uma vez nesse período.
Ainda na reportagem, a Assessoria da Prefeitura à época informou que o local não pertencia ao Poder Público e, por esse motivo, não era possível intervir.

Companhia
Zanola esteve presente na assinatura do convênio e ressaltou, ainda, a importância da elevação do Corpo de Bombeiros em São João del-Rei, passando de Pelotão para Companhia.
Para o parlamentar e também presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Civil da cidade, quando isso acontecer, haverá aumento significativo no efetivo de militares, ampliando os trabalhos de resgate, socorro e prevenção.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: