APAC busca apoio para construir brinquedoteca

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) está com um novo projeto, dessa vez visando beneficiar as crianças, filhas de recuperandos, e propiciando uma interação maior entre filhos e pais através da introdução de uma brinquedoteca no espaço. “Assim, como forma de trabalhar o tempo da criança e de passar conhecimentos, o projeto surgiu. Além disso, viu-se que é de suma importância trabalhar com a família, com o resgate da criança e as brincadeiras pedagógicas. Por isso, a brinquedoteca será mais que um espaço para brincadeiras, será um espaço de conhecimento, onde a APAC está propondo apresentar um universo de cultura, leituras e interação”, explica Rafaella Vieira, assessora de comunicação da Apac.

Projeto da Apac de São João del-Rei visa criar brinquedoteca móvel que será inaugurada no mês de setembro em SJDR. - Foto: APAC / Divulgação

Projeto da Apac de São João del-Rei visa criar brinquedoteca móvel que será inaugurada no mês de setembro em SJDR. – Foto: APAC / Divulgação

Para a realização e avanço da iniciativa a associação conta com a ajuda de todos e pede doações de todo tipo de brinquedos.

Brinquedoteca
O projeto da brinquedoteca surgiu há aproximadamente um mês e é de autoria da estagiária de Serviço Social, Andressa Oliveira Lima Barbosa, que notou a necessidade de trabalhar com os filhos e filhas de recuperandos e recuperandas, após participar das visitas sociais, que acontecem aos domingos. Ela percebeu que as crianças passam as visitas sentadas e quietas, sem maiores formas de interação e diversão.

Dessa forma, o projeto vem para preencher uma lacuna da vida da criança, que infelizmente já tem a carga negativa do cárcere. “O projeto serve para apresentar um mundo necessário para todas as crianças, um mundo de alegrias, de possibilidades, de brincadeiras saudáveis. Além disso, os próprios espaços das unidades apaqueanas dão força para a criação da brinquedoteca. A idéia é criar um espaço itinerante, que migra da APAC Masculina e Feminina, objetivando assim, incluir todas as crianças que vêm nas visitas” conta a assessora.

Além disso, o espaço recheado de brincadeiras, histórias e meios de interação será também um importante passo na construção de uma relação saudável entre pais e filhos, e Rafaella explica o porque “O 8º elemento do método utilizado na APAC trabalha a Família. Dados apontam que o ambiente familiar desestruturado é causa expressiva na inserção criminalidade. Assim como a ausência dos laços familiares. Ao mostrar a importância da família, da união e de coisas básicas como brincadeiras estamos trabalhando tanto o adulto quanta a criança. Assim, é um trabalho que esperamos refletir nas gerações seguintes”.

Doações
A instituição está recebendo doações de brinquedos conservados, como: livros, revistas, lápis e outros materiais de colorir, livros educativos, bonecas, carrinhos ou doações de quaisquer outros tipos de brinquedos.

O endereço em que estão recebendo as doações é BR-265, Km 295,5, Bairro Vila Jardim São José (Trevo do Bonfim), São João del-Rei/MG. Caso alguém queira doar, mas não tem a possibilidade ir até a APAC, basta entrar em contato através da página do facebook ou através do e-mail [email protected] que eles buscam no local combinado. As doações podem ser feitas até a última semana de agosto.

“Além dos brinquedos e do espaço destinado para a área da brinquedoteca, a APAC ainda está elaborando convite para pessoas que trabalham com crianças, como contadores de histórias”, lembra a assessora que diz também que é importante pensar que o projeto trabalha com o que há de mais puro: a infância.

Funcionamento
O local ainda está sendo pensado e a brinquedoteca vai funcionar aos domingos, durante as visitas sociais. Sendo que em todos os regimes terão alguma atividade. As visitas acontecem entre 8h00 e 17h00, todos os domingos e a ideia é que a brinquedoteca seja inaugurada em setembro.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar