APAC Feminina passa a ter nova sede

Com mais 30 vagas e um espaço adequado para receber as recuperandas, a nova unidade feminina da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), de São João del- Rei, foi inaugurada dia 9. O local é administrado pela sociedade civil em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais.

 Recuperandas mudaram para a sede na semana passada - Foto: Rafaella Vieira / Divulgação

Recuperandas mudaram para a sede na semana passada – Foto: Rafaella Vieira / Divulgação

A assessora de comunicação da Associação, Rafaella Vieira, defende que a nova unidade trará melhoras nas Metodologias de Recuperação Apaqueanas para as 59 mulheres que atualmente estão na Apac. “O novo espaço é uma mudança muito grande. Vamos poder desenvolver todas as ações com mais eficácia. Na nova sede as recuperandas vão encontrar mais formas de ressocialização”.

Estrutura
A Apac feminina foi construída com recursos provenientes de prestações pecuniárias (arrecadações de multas impostas pelo judiciário) e tem capacidade para abrigar 80 recuperandas. “Nesse novo prédio vamos criar novas oficinas, proporcionar para elas cursos profissionalizantes, entre outras atividades. Com a ampliação dessa estrutura, vamos implementar estas atividades, que acontecia na antiga sede de uma maneira muito improvisada”, explica Rafaella a respeito das atividades que serão proporcionadas para estas mulheres. A unidade, ainda conta com: berçário, salas de aula, dormitórios para visita íntima, cozinha, refeitórios, auditórios para reuniões, entre outros espaços.

O prédio, com área de 1.200 m², ainda terá áreas separadas por regime de cumprimento de pena. “Aqui na Apac feminina tem os regimes: fechado, aberto, semiaberto e o provisório. Antes as mulheres desses regimes ficavam todas juntas, o que não era certo. Agora nós temos eles separados, cada qual com seus refeitórios, banheiros, dormitórios, áreas de sol e muito mais. As recuperandas de regimes diferentes terão contato somente com autorização ou quando acontecer alguma palestra, por exemplo”, acrescenta a assessora.

Temporárias
A unidade, é a terceira a ser construída no Brasil e a primeira a receber presas provisórias. Rafaella Vieira, explica que a decisão de acolher as presas temporárias aconteceu devido à falta de um lugar adequado para receber estas mulheres. “Antes, as mulheres que estavam esperando julgamento iam direto para a Apac e ficavam juntas com as outras presas. Agora, elas têm uma ala separada enquanto aguardam o julgamento e serão tratadas como recuperandas da Apac normalmente”. Rafaella ainda acrescentou que todas as mulheres que se encontram no Presídio Regional também serão transferidas para a Associação.

Localização
A Apac feminina funcionava desde 2011, em um cômodo alugado, com capacidade para cerca de 50 mulheres. Em agosto de 2017, durante o 8º Congresso das Apacs, houve a inauguração do jardim da nova sede feminina.
Agora, a inauguração foi de toda a estrutura. A mudança para o novo local ocorreu no dia 8, e já está funcionando normalmente. A APAC feminina está localizada, às margens da rodovia BR265, no bairro Vila Jardim São José.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar