Bombeiros dão dicas de cuidados com rojões

Mês de junho, as festas juninas estão a todo vapor, Santo Antônio é comemorado, e é festa também de São João e São Pedro, e os fogos de artifício anunciam as celebrações nas cidades. São João del-rei não fica de fora das comemorações e como uma boa cidade tradicionalmente católica realiza quermesses e as festas em honra aos Santos. Porém, apesar das boas intenções, é preciso tomar cuidados na hora de soltar fogos e rojões, pois é também nesse período que o número de acidentes com foguetes aumenta.

Os fogos de artifício são meios de diversão mas requerem certos cuidados durante a soltura - Foto: A2 Portal de Notícias/ Divulgação

Os fogos de artifício são meios de diversão mas requerem certos cuidados durante a soltura – Foto: A2 Portal de Notícias/ Divulgação

“Explosões ocasionadas por mal funcionamento dos fogos ou por mal uso e uso de forma irregular ou também por uso de fogos fabricados de forma artesanal ou até mesmo reaproveitamento fogos que falharam anteriormente, são os acidentes mais recorrentes” relata Cristiano Giovanni dos Reis, cabo do Corpo de Bombeiros. Ele relata que as consequências disso são, normalmente, queimaduras que podem afetar diversas partes do corpo e que alguns acidentes ocasionam até em amputação de membros. Por isso, Giovanni alerta para a necessidade de tomar alguns cuidados básicos na hora de manusear fogos de artifício.

Cuidados
“É preciso que os pais tenham uma atenção especial com os filhos no momento da soltura de fogos, não deixar crianças muito próximas ao local, nem permitir que manipulem fogos de artifício, que inclusive são divididos em classes, indo do mais leve aos mais pesados, tendo classificações que devem ser manipuladas apenas por profissionais. Outro cuidado importante é observar o tipo de equipamento, material, e potencialidade e evitar a manipulação após o uso de álcool. Jamais soltar em locais cobertos já que são para serem soltados exclusivamente em áreas abertas e tomar cuidado para onde está apontando e, obviamente, nunca apontar, nem de brincadeira, na direção de outras pessoas” relatou o bombeiro sobre precauções que devem ser tomadas na hora de soltar foguetes. Outraos cuidados importantes, segundo Giovanni, são: Não reaproveitar fogos que não estouraram ou que deram algum defeito, nem tentar abrir para utilizar a pólvora. Estar atento ao local onde os fogos serão adquiridos, deve ser um local autorizado, com boas condições de conservação. Se for promover eventos, observar o tipo de carga dos fogos que vai usar, já que a partir de uma determinada carga é necessária uma autorização do corpo de bombeiros para a utilização dos fogos e em casos de cargas altas deve-se ter a assinatura e supervisão de profissional capacitado para ativar os fogos, esses profissionais são conhecidos como Blaster. “Qualquer dúvida pode entrar em contado com o corpo de bombeiros que ficam no UAI, em cima da rodoviária, para que sejam dadas as devidas esclarecimentos”, conclui o bombeiro.

Socorro
Em casos de acidentes com fogos de artifício alguns cuidados devem ser tomados. Em acidentes envolvendo queimaduras superficiais, Giovanni aconselha a não aplicar remédios e não cobrir ou abafar o ferimento. “Apenas lavar com água corrente e entrar em contato com o corpo de bombeiros ou encaminhar diretamente para socorro. Se tiver um pano limpo pode embeber em soro fisiológico para aliviar a dor. Não colocar pasta d’agua nem outros produtos e medicamentos” diz.

Já em casos mais graves, envolvendo explosões maiores com grandes ferimentos, sangramentos ou até mesmo amputações, cobrir a área com um pano limpo e fazer pressão para conter o sangramento. Chamar bombeiros através do 193 ou encaminhar imediatamente para socorro.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar