CIDADE ADERE AO DIA NACIONAL DE COLETA DE ALIMENTOS E REALIZA CAMPANHA EM 9 DE NOVEMBRO PARA ARRECADAR PRODUTOS NÃO PERECÍVEIS PARA ENTIDADES

O último levantamento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) mostra que 5 milhões de brasileiros ainda convivem com a falta de alimentos. Para mudar essa realidade, há 14 anos, a ONG Companhia das Obras (CdO) promove o Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Neste ano, as inscrições para se tornar um voluntário estão abertas até o dia 5 de novembro, e em São João del-Rei a coleta acontecerá em 7 supermercados da cidade, no dia 9 de novembro.
O Dia Nacional da Coleta de Alimentos acontece em São João del-Rei desde 2009, e no ano passado a campanha coletou cerca de 4 mil kg de alimentos com a ajuda de 148 voluntários. Todas as doações foram encaminhadas para um Banco de Alimentos e depois para 16 entidades assistenciais de São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas. O envio das doações para os bancos serve para impedir que as doações sejam distribuídas de forma desigual ou desperdiçadas. Em 2019, mais uma instituição participará do projeto, totalizando 17 instituições cadastradas.
Com a temática “Em um mundo de incertezas, o que faz ainda a vida valer a pena?”, a campanha chama a atenção para o compartilhamento das necessidades e do sentido da vida, uma saída para falta de esperança. Segundo o coordenador geral do Dia da Coleta em São João, Dener Luiz da Silva, a ação “representa essa possibilidade de exercitar a caridade cristã no seu sentido mais pleno da palavra”.
Dener participa da campanha desde 2007, em Belo Horizonte, e foi o responsável por trazê-la para São João, junto com mais alguns amigos que compartilhavam os mesmos ideais com o projeto. “A gente tem se surpreendido a cada ano com a solidariedade, disponibilidade e abertura do povo de São João del-Rei e região”, diz. Outros oito coordenadores voluntários também participarão do Dia da Coleta, indicando as atividades de acordo com as demandas, como a abordagem externa, a abordagem interna, a recepção de alimentos, a embalagem e controle.
“As pessoas têm respondido com bastante intensidade, temos tido a participação de muitos voluntários e até algumas instituições que recebem os alimentos oferecem voluntários. É uma grande oportunidade da gente participar junto, coletivamente para o bem comum em um momento tão delicado do nosso país, cheio de conflitos”, finaliza Dener Luiz.

A CAMPANHA
Para se tornar um voluntário no Dia Nacional da Coleta de Alimentos é preciso realizar a inscrição no link http://bit.do/fdHzE, até o dia 5 de novembro. A campanha acontece no dia 9 de novembro, de 8h às 18h30, e serão aceitas as contribuições de alimentos não perecíveis, como achocolatado, açúcar, leite em pó, arroz, feijão, óleo, farinhas de milho e mandioca, canjiquinha, latas de milho, ervilha, seleta de legumes, sardinha, molho de tomate e macarrão.

O post CIDADE ADERE AO DIA NACIONAL DE COLETA DE ALIMENTOS E REALIZA CAMPANHA EM 9 DE NOVEMBRO PARA ARRECADAR PRODUTOS NÃO PERECÍVEIS PARA ENTIDADES apareceu primeiro em Gazeta de São João del-Rei.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Pesquisar