Anuncie
São João del Rei e Região

Contratações formais aumentam em São João

Por: Gazeta de São João del Rei 28/10/2017 0:03

São João del-Rei fechou setembro como a cidade com o maior saldo de contratações formais em 2017 no Campo das Vertentes.

Cidade fechou o mês como recordista em saldo de admissões com CLT - Foto: www.brasil.gov.br / Divulgação

Cidade fechou o mês como recordista em saldo de admissões com CLT – Foto: www.brasil.gov.br / Divulgação

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e apontam para 529 admissões e 404 demissões. Com contratações superando o total de desligamentos, o município ostenta, então, a criação de 125 novos postos de trabalho apenas no mês passado.

Os resultados mostram recuperação significante do mercado local que, em 2016, chegou a amargar a queda de 220 vagas com carteira assinada em apenas três meses – o equivalente à queima de pelo menos dois empregos regidos pela CLT por dia.

Oscilação
Os resultados de setembro contrastam com a oscilação noticiada pela Gazeta em abril deste ano. Na época, também conforme informações do Caged pesquisadas e analisadas pelo economista e professor Aluízio Barros, a cidade havia encerrado o trimestre de janeiro a março com 1.502 admissões frente a 1.509 demissões.

Ou seja: na ponta do lápis, houve mais desligamentos que novas contratações, perdendo sete ocupações com carteira assinada.

O resultado era 95% inferior ao registrado no mesmo período em 2016, mas se sustentava em uma maquiagem de recuperação ainda fraca.

Isso porque o município chegou a registrar alta de novas admissões no mês de fevereiro, com 84 contratações acima do total de desligamentos. Por outro lado, em janeiro e março, as demissões superaram as contratações em 91 ocorrências.

Reviravolta
O que se viu depois, porém, foi uma matemática mais consolidada e otimista. Também de acordo com Barros, os meses seguintes sinalizaram um mercado de trabalho respirando com tranquilidade e, com isso, o acumulado de janeiro a agosto em São João del-Rei foi de expansão, com alta de 183 postos de trabalho abertos. “Nos oito primeiros meses do ano, houve 3.988 admissões de empregados contra 3.805 demissões. Esse saldo positivo, aliás, contrasta com os números negativos de 2015 e 2016, quando houve queda de 476 e 371 postos no mesmo intervalo de tempo”, explica.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: