CTO FAZ CAMPANHA HUMANITÁRIA

O câncer afeta a vida de milhares de pessoas todos os anos. Para ter maiores chances de recuperação é importante seguir os tratamentos corretos, desde o início do diagnóstico. Em São João del-Rei, o Centro de Tratamento Oncológico (CTO) está promovendo uma rede de apoio, entre os próprios pacientes, para incentivar a continuidade e sucesso dos tratamentos. Por meio de uma Árvore de Natal, na recepção do CTO, os pacientes podem compartilhar mensagens de motivação e esperança.
Cada caso da doença exige tratamentos, que podem durar meses ou até mesmo anos, dependendo da forma como o paciente responde aos medicamentos e às terapias. É um processo, que, a longo prazo, requer mais comprometimento. De acordo com o Oncologista Clínico, João Paulo Aureliano Silva, a ação surgiu para humanizar os pacientes, romper com a ideia de que o câncer é uma batalha perdida, “de que o tratamento é em vão, só sofrimento”.
Atualmente, o CTO atende integralmente os pacientes de São João del-Rei e região, oferecendo tratamentos de rádio, químio, hormônio e imunoterapia, para todos os tipos de câncer. Em média, João Paulo atende 190 pacientes; 10 a 12 por período da semana, de segunda a sexta-feira. Em um ambiente visto como triste por muitas pessoas, “a gente pensou em convidar os próprios pacientes para dar uma carta de estímulo para o outro”, como uma forma de incentivo.
Diagnosticado aos 74 anos com câncer de próstata, o vicenciano Divino Antônio Julião, conta que “a pessoa não precisa ter medo do tratamento; ele é bom porque o câncer é um problema, ele vem sem a pessoa esperar”. Em tratamento no CTO desde 15 de outubro, Divino revela já ter perdido dois irmãos com a doença, a partir daí que se tornou mais cuidadoso.
“A pessoa tem sempre que cuidar da saúde, de vez em quando fazer um exame para ver como está. Porque depois quando descobrir ele já está avançado. Tem que fazer igual eu fiz: correr mais cedo”. O diagnóstico precoce é importante, pois pode aumentar em 80% a 90% as chances de sucesso durante o combate à doença. Já na reta final do tratamento, Divino diz ter se emocionado com as mensagens da Árvore de Natal.
“Tocou o meu coração, eu me senti bem. Para mim, é uma lembrança que eu vou deixar, que eu vou sair daqui curado”. Nesse sentido, a iniciativa é altamente positiva, por melhorar o ambiente e as relações humanas, em um momento delicado para muitas pessoas. Como também conta Simone Ávila, de 43 anos, em tratamento há dois anos contra o câncer de mama.
“As pessoas costumam falar que eu sou muito forte, mas é fácil você ser forte quando tem uma família e quem te apoie”. Simone pretende deixar uma mensagem na árvore para mostrar às outras pessoas que é possível viver bem durante o tratamento.

O post CTO FAZ CAMPANHA HUMANITÁRIA apareceu primeiro em Gazeta de São João del-Rei.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Pesquisar