Delegado de São João assume chefia regional

O 13º Departamento da Polícia Civil de Barbacena, tem um novo delegado-geral. No último dia 26, foi empossado ao cargo Alexandre Federico que atuou por vários anos em São João del-Rei e que agora vai chefiar 58 municípios e três delegacias regionais que compõe o Departamento: Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei.

Alexandre Federico foi oficialmente empossado como delegado-geral em 26 de abril - Foto: Reprodução TV Campos de Minas

Alexandre Federico foi oficialmente empossado como delegado-geral em 26 de abril – Foto: Reprodução TV Campos de Minas

Como uma de suas metas de trabalho, neste primeiro momento Alexandre Federico, quer reestruturar as unidades policiais. “A primeira coisa que nós estamos fazendo é um estudo do quadro funcional, das estruturas das unidades policiais e do déficit de pessoal e de equipamentos, inclusive de viaturas. Através disso, já encaminhamos uma pré-análise para Belo Horizonte e fomos atendidos com mais efetivos nas três delegacias regionais. Então São João del-Rei recebeu investigadores e escrivães; Lafaiete recebeu investigadores, escrivães e viaturas; e Barbacena ainda está recebendo investigadores e viaturas”, salienta.

Para a delegacia de São João del-Rei, foram encaminhados cinco investigadores e um escrivão, no entanto, o delegado Alexandre explica que há a necessidade de enviar um novo delegado para comandar os setores que antes eram de sua responsabilidade. Já em relação ao quadro geral de efetivos, na cidade, ele afirma que ainda é muito abaixo do ideal. “O efetivo da Polícia Civil de São João é ainda baixo em comparação com aquilo que pode ser atendido. Ainda temos a questão que só neste ano vão se aposentar sete policiais. Por isso nós já estamos com a preocupação de já alocar outros servidores, mas isso depende dos concursos que estão abrindo, para que possa suprir, não de forma geral, mas que pelo menos possa diminuir um pouco essa sensação de falta de pessoal na unidade.

Núcleo de Inteligência
Outra prioridade do delegado-geral, está sendo a criação do Núcleo de Inteligência, Análise, Informação e Investigação que vem para suprir, principalmente a falta de equipamentos, dos núcleos de criminalidade. “Nós que trabalhamos na Delegacia Operacional, sabemos que muitos policiais não detêm de ferramentas adequadas para o combate à criminalidade. Criando esse núcleo no departamento, esperamos amenizar essa demanda justamente com esses policiais que vão trabalhar lá, e vão repassar as informações para os policiais que estão em campo”.

Também está sendo criado o Núcleo de Operações Táticas, “é um grupo que tem uma outra forma de agir. Assim que o crime ocorrer eles já vão no local colher informações, então é um grupo que o pessoal vai ser escolhido a dedo”. Federico ainda explica, que ao contrário do Núcleo de Inteligência, o de Operações Táticas permanecerá em cada delegacia regional.

Prisões e Apreensões
Outra análise que Alexandre Federico faz, são as grandes quantidades de prisões e apreensões realizadas nas três regionais. Ele explica que, para São João del-Rei, com o auxílio da Delegacia de patrimônio toda semana está ocorrendo operações específicas, “nós estamos tendo várias operações, inclusive: de forma generalizada no tráfico de drogas; no furto de celulares, que é uma atividade recorrente em São João; homicídio; e assaltos”.

Entretanto, o Delegado-Geral afirma que algumas ocorrências estão diminuindo. “Nestes quatro meses, houve uma redução em alguns tipos de delitos que ocorriam com mais frequências. Isso devido ao trabalho integrado da Polícia Militar, que também está aumentando as suas operações”.

Posse
Alexandre Federico assumiu interinamente a chefia do 13º Departamento de Polícia Civil, há quatro meses. O cargo, veio através da indicação do ex-delegado geral, Carlos Capristano, para votação no Conselho da Polícia Civil. Desde o último dia 26 de abril, Alexandre Federico foi oficialmente empossado na delegacia-geral.

A cerimônia ocorreu na cidade de Barbacena, onde fica a sede do Departamento, e foi presidida pelo, agora, superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Carlos Capristrano, e pelo Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), delegado-geral João Octacílio Silva Neto. Durante seu discurso de posse, Federico, agradeceu a administração superior da PCMG, reafirmando o seu compromisso ao longo dos seus 28 anos na Polícia Civil.

O delegado-geral, ainda em seu discurso, também agradeceu o comprometimento e dedicação de todas as equipes que comandou na regional de São João del-Rei. Na cidade, ele ficou a frente de Delegacias Operacionais como: Tóxicos e Entorpecentes, Furtos e Roubos, Furtos e Roubos de Veículos, Controle de Homicídios. Antes de sair ele comandava as Operacionais de Crimes Contra o Patrimônio e Vigilância Geral; além de atender a cidade de Ritápolis.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar