Estudantes de Odontologia passam a realizar atendimentos à população

A população são-joanense conta com novos atendimentos gratuitos na área odontológica. Desde o início do segundo semestre de 2018, o Centro de Especialidades Médicas passou a receber alunos do 5º período de odontologia do Uniptan que, com o auxilio de professores e profissionais registrados, realizam atendimentos da área para pacientes encaminhados pelos postos de saúde da cidade.

Os alunos iniciaram os atendimentos neste segundo semestre - Foto: Uniptan / Divulgação

Os alunos iniciaram os atendimentos neste segundo semestre – Foto: Uniptan / Divulgação

Segundo o coordenador do curso, Marcel Abrão, os atendimentos são importantes para as pessoas que não tem como obter o recurso particular e para os alunos que tem a oportunidade de por em prática todo conhecimento de sala de aula. “Tudo que o aluno fizer ele será rigorosamente avaliado, então os pacientes recebem um atendimento de alta qualidade. Hoje há poucas salas odontológicas nos postos de saúde, dessa forma os atendimentos ficam reduzidos ou prejudicados e as consultas no CEM vem justamente para suprir essa demanda no município”.

Como funciona
Abrão explica que os alunos atuantes no Centro de Especialidades Médicas, passaram por aulas teóricas e laboratoriais antes de iniciarem os atendimentos ao público. “Essa é a primeira turma do curso, eles já fizeram dois anos e meio de aulas e treinamentos teóricos sobre a área da saúde e também odontológica.

A partir de agora, eles seguem para os treinamentos práticos”. O coordenador ainda destaca que os atendimentos são realizados somente com o acompanhamento de um profissional. “Os alunos têm que montar um planejamento do que vai fazer e apresentar para o professor. Só depois da aprovação é que eles podem iniciar os atendimentos sempre com a supervisão do orientador e sempre que houver necessidade ele vai estar ao lado para auxiliar”.

Quais tratamentos
Até o fim do semestre letivo, os atendimentos ofertados são de: tratamento de canal, limpeza e remoção de tártaro. A expectativa é de que a partir de 2019, os alunos do 4º período também possam atuar na área prática dentro do CEM. Interessados devem procurar um posto de saúde para fazer o encaminhamento, caso não haja atendimento odontológico no local; já no Centro eles passarão por uma triagem para avaliar os atendimentos necessários.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar