FELIT DEBATE PRODUÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA

Os apaixonados pela leitura já podem aproveitar a programação do 13° Festival de Literatura de São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas – Felit. Este ano o festival homenageia o escritor amazonense Milton Hatoum, com diversas atividades literárias e culturais até o dia 22 de setembro.
Ao longo das suas edições o Felit promove o debate sobre a produção literária brasileira, o incentivo à leitura e a formação de jovens autores. Para isso o festival traz mesas redondas, oficinas, rodas de conversa e exposições temáticas com a participação de grandes nomes da literatura brasileira, entre eles o jornalista e apresentador Zeca Camargo.
Um dos projetos desenvolvido pelo Felit, a oficina “Formação de Jovens Autores”, trabalhou com 25 alunos de escolas públicas e privadas para a produção do livro “Contos e Relatos de Aprendizes”, que será lançado na próxima quarta-feira, 18, na Sociedade de Concertos Sinfônicos. Os alunos também desenvolveram alguns trabalhos manuais que farão parte da exposição “Lendas Amazônicas”, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
O organizador do Felit, Lúcio Teixeira, explica que o trabalho com as escolas e toda a programação do evento são desenvolvidos de acordo com as características da obra de cada autor homenageado. Dessa forma, o 9º Circuito Gastronômico, com bares e restaurantes são-joanenses, oferece um cardápio inspirado na culinária amazonense, enquanto o projeto “Banheiros Temáticos” expõe desenhos, pinturas e instalações nos banheiros dos estabelecimentos que participam do circuito. “Buscamos sensibilizar o futuro leitor pelo encantamento e é isso que a gente quer com esse projeto”, conta Lúcio.
Uma das novidades desta edição é a realização de atividades literárias na rua, durante a manhã e à tarde, com jovens e crianças. As ações acontecerão na praça do Largo do Carmo, onde dois espaços serão montados para desenvolver as atividades entre os dias 18, 19, 20 e 21. O objetivo do projeto é estimular a imaginação e a criatividade através da contação de histórias e criação de personagens. Segundo Lúcio a organização do evento também pretende decorar parte da cidade para destacar a participação do festival na cidade.
“É mais uma ação do festival pra gente atrair novos olhares para a literatura. A comissão organizadora está muito feliz e muito motivada de conseguir realizar mais uma edição do Felit em São João del-Rei, Tiradentes e agora em Santa Cruz de Minas, que demonstra a importância do festival não só para São João, mas para a região do Campo das Vertentes e do país”, conta Lúcio.

O Festival promove diversas atividades literárias para a cidade – Foto: Guilherme Guerra

O post FELIT DEBATE PRODUÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA apareceu primeiro em Gazeta de São João del-Rei.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar