Fortes chuvas causam transtornos em São João del-Rei

Fazendo jus à fama, “As águas de março”, chegaram para encerrar o verão e causando transtornos em São João del-Rei. As pancadas de chuvas que atingiram o município no início da semana trouxeram vários problemas ao trânsito, distribuição de água e quedas de energia. E mais chuvas fortes são previstas para os próximos dias.

árvores atingiram carros e fiação elétrica na avenida leite de castro na Última segunda-feira, 11 - Foto: aSS. Corpo de Bombeiros / Divulgação

Árvores atingiram carros e fiação elétrica na avenida leite de castro na última segunda-feira, 11 – Foto: aSS. Corpo de Bombeiros / Divulgação

O fim de tarde da última segunda-feira, 11, foi marcado por chuvas e ventanias que derrubaram árvores em diversos pontos da cidade. Segundo o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, o caso mais grave ocorreu na Avenida Leite de Castro, onde duas árvores de grande porte caíram atingindo a fiação da rede elétrica e veículos parados no local, sendo que em um deles havia uma pessoa que conseguiu ser salva com ajuda de populares.

Já na terça-feira, 12, outra pancada de chuva causou transtornos principalmente por conta de alagamentos registrados em vários pontos da cidade, como Avenida Leite de Castro, Matosinhos e Colônia. Quedas de energia provocadas por descargas de raios também foram registradas em São João del-Rei.

De acordo com o assessor de comunicação dos bombeiros, Cabo Giovani, é preciso que a população tenha cuidados redobrados durante os dias de chuvas intensas. “As faltas de energia, foram ocasionadas por causa das quedas de árvores e descargas elétricas. Então durante uma tempestade é essencial que as pessoas evitem o uso de equipamentos que dependam do uso de eletricidade, como elevadores. E que também tenham em fácil alcance lanternas”.

No que se refere às descargas elétricas, Giovani orienta que durante as quedas é preciso que as pessoas desliguem os aparelhos das tomadas para evitar sobrecargas. “A eletricidade pode atingir pelo chão, então dentro de casa uma orientação repassada é que não fique descalço. Já na rua é preciso procurar um lugar fechado para se abrigar e não esconder em baixo de árvores, pois elas não protegem contra os raios e ainda tem o risco delas caírem, como aconteceu durante a semana”. Em caso de emergência o telefone dos bombeiros é o 193.

Com as chuvas, alguns pontos de distribuição de água também ficaram prejudicados, deixando parte da população são-joanense sem água. O Cabo Giovani, termina as orientações destacando que, em hipótese alguma, deve utilizar águas provenientes das chuvas para evitar contaminações e doenças graves.

Previsão
De acordo com a previsão do tempo disponibilizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a próxima sexta-feira, 22 de março, são esperados cerca de 20 milímetros de chuva, volumes consideráveis, para a região de São João del-Rei. Elas devem atingir a cidade principalmente no fim da tarde e durante a noite.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: