Anuncie
São João del Rei e Região

Horário de Verão vai começar à meia-noite

Por: Gazeta de São João del Rei 14/10/2017 0:03

Amanhã é o terceiro domingo do mês de outubro e, como de costume, começa o Horário de Verão. Com isso, os relógios nas regiões delimitadas são adiantados em uma hora.

Moradores de 10 estados terão que adiantar relógios em 1 hora - Foto: Jornal Cruzeiro do Sul / Divulgação

Moradores de 10 estados terão que adiantar relógios em 1 hora – Foto: Jornal Cruzeiro do Sul / Divulgação

Neste ano, porém, o assunto foi bastante repercutido quando o Governo Federal cogitou o cancelamento da medida, alegando baixa efetividade.

Isso porque dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) apontaram para mudança nos hábitos de energia, indicando atualmente picos de consumo no horário entre 14h e 15h – não mais entre 17h e 20h.

Próximo ano
Como informou ainda o Governo Federal, para 2018 será feita pesquisa e análise dos resultados para decisão acerca da continuidade ou não do Horário de Verão nos próximos anos.

Dando início à discussão, em ata oficial do Ministério de Minas e Energia da 183° reunião, de 3 de agosto, às 14h30 na sala de Reuniões Plenária do MME – 9°, foi levantada a hipótese de revalidação do Horário de Verão. “O ONS e a Secretaria de Energia Elétrica (SEE) relataram o trabalho realizado conjuntamente pelas instituições, contemplando o aprofundamento dos estudos sobre a efetividade do Horário de Verão e atendendo à recomendação da 178ª reunião do CMSE. Conforme informado, tendo em vista as mudanças no perfil e na composição da carga, que vêm sendo observadas nos últimos anos, os resultados dos estudos convergiram para a constatação de que a adoção dessa política pública atualmente traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor brasileiro, tanto em relação à economia de energia, quanto para a redução da demanda máxima do sistema”.

Todavia, para este ano, como informado na nota oficial do Ministério de Minas e Energia, fica instituída a hora de Verão a partir de zero hora no terceiro domingo do mês de outubro. A medida se estende até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro em parte do território nacional, adiantando relógios em sessenta minutos em relação à hora legal. Além de Minas Gerais, moradores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal também são abrangidos pela mudança.

Outras informações
Para outras informações, o próprio site do Ministério de Minas e Energia disponibiliza uma parte dedicada a responder às dúvidas. O endereço eletrônico é: www.mme.gov.br/web/guest/destaques-do-setor-de-energia/horario-brasileiro-de-verao.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: