Instituições funcionam em horário diferenciado

O Dia de Finados é comemorado na fé cristã em todo 2 de novembro. Essa data é reservada para que as pessoas rezem por amigos e familiares já falecidos, sendo muito comuns visitas aos túmulos nos cemitérios. Ao mesmo tempo, o feriado propõe também alterações no funcionamento de algumas instituições e no setor comercial.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) possui calendário próprio de funcionamento - Foto: Arquivo Gazeta

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) possui calendário próprio de funcionamento – Foto: Arquivo Gazeta

Prefeitura
Como informado em decreto, a Prefeitura de São João del-Rei terá atividades interrompidas para o feriado. Por outro lado, haverá ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 3 de novembro, com exceção dos serviços essenciais.

Foi informado também que o Dia do Servidor Público, 28 de outubro, coincidiu com um sábado, o que fez com que comemorações fossem reajustadas para a sexta-feira, 3, emendando com o feriado, do dia 2.

Esse decreto não se aplica às escolas municipais e nem à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por possuírem calendário próprio. Foi comunicado ainda que, no departamentos de emergência e plantões como Damae, Setor de Obras e Defesa Civil, fica a critério do responsável a convocação ou não dos seus servidores.

Comércio
Wainer Pastorini Haddad, presidente do Sindicato do Comércio de São João del-Rei, informou que as portas dos estabelecimentos tradicionais não abrirão no dia 2, mas eles funcionarão normalmente na sexta, 3. “No Dia de Finados o comércio será fechado, com exceção para supermercados e farmácias, compreendendo a questão de serviços essenciais. Os comerciantes continuam os trabalhos em seu fluxo comum na sexta”, disse.

UFSJ
Como confirmou a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de São João del-Rei e conforme estipulado no calendário acadêmico da instituição, não haverá aulas e nem atividades acadêmicas para os dias 2 e 3 de novembro. Foi informado também que o Restaurante Universitário segue o calendário universitário, não funcionando no feriado.

Bancos
O Banco do Brasil informou que não funcionará no feriado, mas que abrirá normalmente das 11h às 16h na sexta-feira. Os serviços de caixa eletrônico e atividades online serão operados normalmente.

Escolas
A secretária Municipal de Educação, Cinthia Leite, informou que não haverá aulas dia 2 de novembro. “Com relação ao dia 3, algumas escolas que estiveram em greve utilizarão a data para completarem os 200 dias letivos obrigatórios”, explicou.

Coleta de lixo
De acordo com Mauri Ferreira, representante da empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo em São João, no feriado somente haverá caminhões circulando na região central, que abrange o Centro Histórico, a Avenida Tiradentes, a Rua Doutor Balbino da Cunha, a Avenida General Osório, a Rua Paulo Freitas e a Avenida Leite de Castro, a partir das 7h. Para a sexta o funcionamento do serviço volta à normalidade atuando em toda a cidade a partir das 7h.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: