Iptan transforma-se em Centro Universitário

Desde a última quarta-feira, 26, o Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (Iptan) tem outro nome: Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (Uniptan). Isso porque o Ministério da Educação (MEC) publicou decreto no Diário Oficial da União garantindo a mudança de status da instituição e reforçando, ainda, processo de ampliação que começou com a chegada de cursos como Medicina, Odontologia e Engenharia nos últimos dois anos, além da construção de uma nova sede.

O novo campus, com previsão de inauguração para agosto de 2018, terá cerca de 12 mil m² - Foto: Divulgação

O novo campus, com previsão de inauguração para agosto de 2018, terá cerca de 12 mil m² – Foto: Divulgação

Transformação
O agora pró-reitor de Pesquisa e Extensão do Uniptan, Heberth Paulo de Souza, explica o real significado da nova nomenclatura. “Na realidade, há três modalidades de instituições para Ensino Superior no Brasil: as faculdades ou os institutos; os centros universitários; e as universidades. Até então, fazíamos parte do primeiro grupo, que deve ser dedicado ao ensino em si. No entanto, sempre incentivamos a realização de atividades científicas e ações junto às comunidades. Agora que nos tornamos Uniptan, vamos apostar ainda mais em mudanças acadêmicas e sociais, aprimorando os setores de Pesquisa e Extensão”, explica.

De acordo com Souza, outro impacto primordial na categoria “centro universitário” está na autonomia para a implantação de novos cursos e no registro de diploma dos graduados.

“O decreto desta semana significa, em outras palavras, que o MEC confia em nós, no nosso trabalho e na capacidade do corpo docente em preparar profissionais para o mercado e o mundo. Cresceu nossa motivação e nosso orgulho, mas aumentaram também os desafios. A nossa história recomeçou”, diz.

Uniptan
O atual centro universitário existe em São João del-Rei há 16 anos e oferece, hoje, uma grade com dez cursos de graduação, além de uma pós lato sensu em Psicopedagogia. Ao todo, o corpo docente conta com 110 professores acolhendo 2,3 mil alunos.

A meta, agora, é ampliar esses números tendo como suporte o novo campus do Uniptan, na entrada da cidade pela BR-265. O complexo, com previsão de inauguração para agosto de 2018, terá cerca de 12 mil m² e 55 salas de aula, além de laboratórios e anfiteatro, por exemplo.

“Nosso objetivo é oferecer à comunidade um espaço referência e pronto para abrigar mais cursos de acordo com as demandas locais, que crescem sempre e sonhamos em atender. Uma das próximas envolve a graduação em Psicologia, que já foi aprovada pelo MEC”, conta o reitor Ricardo Assunção Viegas.

Também segundo ele, estão em foco uma pós-graduação em Direito Público e um mestrado em Educação Médica.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: