Novos Postos de Saúde sairão apenas em agosto

Cinco Postos de Saúde da Família (PSFs) podem ser abertos em São João del-Rei ainda neste ano, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde. Mas todos com atrasos consideráveis na promessa inicial de Nivaldo Andrade (PSL). Ainda em campanha, o então candidato a prefeito afirmou que implantaria cinco equipes do setor em 70 dias após o início de seu mandato.

Unidade Básica de Matosinhos é uma das que receberá PSF - Foto: Google Maps / Divulgação

Unidade Básica de Matosinhos é uma das que receberá PSF – Foto: Google Maps / Divulgação

Hoje, com mais de três meses de atraso, os PSFs que seriam implantados em Matosinhos, na Colônia e na Cohab ainda não saíram do papel. Algo que levou a questionamentos dentro da própria Câmara.

Há cerca de 15 dias, a Gazeta noticiou cobrança do vereador Francisco Eduardo César de Paula (REDE) sobre o assunto. O questionamento ocorreu durante plenária com a presença de Andrade, que se limitou a responder que todos os novos postos estavam em fase de implantação.

O secretário municipal de Saúde, José Marcos Ferreira, confirma a informação. Alerta, no entanto, para o fato de que os postos, distribuídos em dois no Matosinhos, dois na Colônia e um no complexo da Cohab, só devem sair em agosto.

Cronograma
De acordo com o secretário, todos os PSFs serão implementados dentro de estruturas já utilizadas, nessas comunidades, como Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Isso significa que contamos previamente com os espaços físicos e equipamentos. Dependemos, agora, da seleção de profissionais para atendimento nos postos. E para isso precisamos, primeiro, criar uma comissão especial”, explicou.

O grupo, que terá sete integrantes, já tem nomes ligados à Secretaria de Saúde indicados junto à Prefeitura. A expectativa é de que, nas próximas duas semanas, os demais integrantes, também ligados ao serviço público, sejam indicados pelo Executivo.

Feito isso, segundo Ferreira, o processo seletivo para 30 agentes comunitários (seis por área), além de enfermeiros e médicos, poderá acontecer. Em atuação, eles significarão investimentos de R$94 mil mensais, com parte do recurso vindo do Ministério da Saúde. “A ideia é que em julho esses profissionais já estejam contratados para que, no mês seguinte, os PSFs já funcionem”, disse.

Promessa
Sobre a promessa de Andrade, feita ainda em campanha, o secretário municipal de Saúde a classifica como ousada, embora possível. “Os 70 dias mencionados por ele seriam suficientes, sim. Mas considerando um cenário sem outras preocupações ou mesmo impasses que não conseguimos prever. Assumimos a Secretaria com a intenção de instalar os Postos de Saúde de Família o mais rápido possível, mas sempre há contratempos em qualquer setor da Administração Pública”, justifica Ferreira.

A reportagem da Gazeta tentou entrar em contato com o prefeito Nivaldo Andrade, mas até o fechamento desta edição na terça-feira, 13, não obteve retorno.

Legislativo
Outra cobrança na bancada de vereadores veio do próprio líder do Governo na Casa, Stefânio Pires (PSL). Presidente da Comissão de Saúde, ele listou problemas estruturais e de pessoal nos núcleos de Ortopedia e Fisioterapia em São João del-Rei. “No primeiro, os pacientes não têm bancos para aguardar atendimento nem recepção especializada capaz de entender o encaminhamento dos médicos. Falta até quem manipule gesso para imunizar quem chega com fraturas. No último, faltam lâmpadas de infravermelho para equipamentos e o próprio prédio tem comprometimentos sérios no teto. Se chove, molha tudo”, criticou Pires em reunião há cerca de 15 dias e em conversa com a reportagem da Gazeta, nesta semana.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, essas questões também estão sendo sanadas. “O grande impasse, por enquanto, é a logística para entrega de alguns materiais e móveis, que podem demorar um pouco. Acredito, porém, que nas próximas semanas teremos resolvido essas questões”, finaliza Ferreira.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: